contato@institutoacqua.org.br

Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos (MA) encerra 2019 com mais de 312 mil atendimentos

11/12/2019

O balanço geral das ações realizadas pela unidade de saúde foi apresentado no Encontro de Gestores promovido pelo Instituto Acqua no Maranhão

O Complexo Hospitalar Materno-Infantil Dr. Juvêncio Mattos, em São Luís (MA), foi a oitava unidade de saúde a apresentar balanço geral das atividades no Encontro de Gestores 2019. O evento realizado nos dias 9 e 10 de dezembro é uma promoção do Instituto Acqua, que gerencia a unidade no Maranhão em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Representando toda a equipe da unidade de saúde, o diretor-geral Edson Cunha de Araújo Júnior e a supervisora multiprofissional Madalena Braga apresentaram dados de atendimento e experiências exitosas. “No Juvêncio Mattos, temos como meta atingir a excelência no serviço público por meio de três pilares: atender o paciente em menor tempo, da melhor forma e com o menor custo. Este ano, a conjuntura nacional foi de restrições de orçamento e tivemos que contar com um desempenho maior dos colaboradores. Por isso, muito importante o evento trazer esse tema para o encontro”, destacou Edson Cunha.

O hospital tem 81 anos de existência e estrutura de 101 leitos, sendo 10 de UTI Pediátrica e é referência em gastropediatria no estado do Maranhão. Com 749 funcionários, a unidade de saúde realizou em 2019 o total de 312.701 atendimentos. Destes, 11.413 foram pela agência transfusional, 3.036 cirurgias, 40.946 consultas multidisciplinares, 40.342 consultas gerais, 2.293 internações, 1.572 procedimentos de enfermagem, 5.010 procedimentos multidisciplinares e 207.909 serviços de apoio diagnóstico.

Madalena Braga apresentou ainda as diversas atividades realizadas pelo hospital e serviços ampliados, como a campanha de cirurgias labiopalatinas, a ampliação dos leitos da Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais, atividades de qualificação profissional e implantação do projeto ‘Cuidando do Cuidador’.

Experiência exitosa – Alguns depoimentos foram apresentados como experiências de sucesso da unidade. Um deles com relato da mãe do menino Wallace Gabriel Gomes dos Santos, 4 anos, que foi internado no hospital com caso grave de desnutrição. Ela agradeceu em vídeo a assistência recebida no Juvêncio Mattos. “Quero agradecer muito a vocês por esses seis meses que passei aqui. Não tenho palavras. só mesmo pela ajuda de vocês que meu filho está vivo”, disse Maria do Livramento Pacheco Gomes.

Outra experiência compartilhada foi da menina Ana Carolina, internada por dois meses na UTI Pediátrica, diagnosticada com pneumonia e precisou fazer traqueostomia. O atendimento à paciente foi acompanhado pela equipe multiprofissional no qual o trabalho da fisioterapeuta Thayse Carvalho Rodrigues foi decisivo para garantir a recuperação da menina. Ao final da apresentação, um vídeo gravado pela Ana Carolina foi exibido com ela cantando em agradecimento pela recuperação e a fisioterapeuta foi a colaboradora escolhida para ser homenageada pela unidade de saúde.

Encontro de Gestores – Em dois dias de evento, representantes das 12 unidades de saúde gerenciadas pelo Instituto Acqua e Secretaria de Estado da Saúde (SES) no Maranhão participaram do evento no auditório do Hospital Dr. Carlos Macieira, para debater o tema da importância dos profissionais da saúde pública, desafios e avanços.

No primeiro dia, apresentaram-se as equipes do Hospital Dr. Carlos Macieira, Maternidade Benedito Leite, Maternidade Nossa Senhora da Penha, Maternidade Humberto Coutinho e Unidades de Especialidades Odontológicas (Sorrir). O segundo dia contou com a Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, Hospital Macrorregional Tomás Martins, Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar), Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, Hospital Regional de Balsas e Casa de Apoio Ninar.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *