contato@institutoacqua.org.br

Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos (MA) promove 2ª campanha de cirurgias para fissuras labiopalatinas

03/10/2019

No total, 35 crianças serão submetidas à cirurgia; unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

O Complexo Hospitalar Infantil Dr. Juvêncio Mattos, em São Luís (MA), promove até esta quinta-feira (3/10) a 2ª campanha de cirurgias de fissuras labiopalatinas. Ao todo, 35 crianças entre seis meses e 12 anos serão submetidas aos procedimentos de correções de fissuras labiopalatinas com cirurgias de queiloplastia – correção dos lábios e palatoplastia – procedimento de correção do palato do céu da boca. A campanha é realizada em parceria com a Ong Céu da Boca e a Smile Train. O hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão.

Acompanhando o filho Lorran Nascimento, 12 anos, João Batista Sousa se emociona ao falar do sonho do filho em passar pela cirurgia de correção da fissura do lábio leporino. “Ele sempre me disse que queria vir para São Luís para passar pela cirurgia. Se é o sonho dele é meu também. Às vezes ele chegava em casa muito envergonhado por conta do problema. Agora é vida nova”, disse.

Maria Luiza Pinheiro Pimentel, natural de Cajapió, distante 162 km, expressou os ganhos com o mutirão. “É uma boa oportunidade para todos. Minha filha já estava aguardando há muito tempo essa cirurgia, ela fez quando ainda era bebê e agora está fazendo a segunda”, contou a mãe de Geovana Pimentel, 12 anos, que recebeu alta nesta quarta-feira (2/10).

Fissuras labiopalatinas resultam de más formações congênitas que ocorrem antes do bebê nascer e podem surgir juntas e atingir um ou ambos os lados do rosto. Elas surgem quando as duas parte da face não se unem de forma adequada durante a gestação. A fenda palatina ocorre quando o palato (céu da boca) não se fecha.

“Quando não opera, a criança tem problema estético e principalmente funcional que prejudica um pouco a alimentação. Já o céu da boca, quando não operado, tem problema tanto funcional quanto da fala, que é prejudicada”, explicou Cinthia Martins Rocha, cirurgiã plástica que integra a equipe de profissionais.

No pós-operatório, os pacientes recebem acompanhamento da equipe multidisciplinar da unidade, composta por fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, pediatras e cirurgiões plásticos e buco-maxilo-facial.

Visita – Acompanhado da diretora-executiva do Instituto Acqua, Paula Assis, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, pontuou a importância das cirurgias, durante visita aos pacientes nesta quarta-feira (2/10). “É uma forma de se diminuir a fila de espera dessas crianças por essa cirurgia. Essa reparação, com certeza, vai dar dignidade e vida nova a essas crianças”, destacou.

Capacitação – Como parte da campanha, as equipes de enfermagem da unidade de saúde foram capacitadas para atuar no pós-operatório e oferecer informações para as famílias sobre orientações a respeito dos cuidados em casa. A capacitação foi coordenada pela enfermeira Maila Garcia Manso, do Serviço de Reabilitação de Bauru, de São Paulo.
“Abordamos os cuidados relacionados a alimentação, cuidados cirúrgicos e pós-operatórios envolvendo especificadamente a enfermagem. Entre as medidas que devem ser feitas até a retirada dos pontos está evitar o uso de chupeta e colocar uma espécie de bracelete nos bebês para evitar qualquer intercorrência pós-cirúrgica”, explicou a profissional da enfermagem.

Ganhos – “É um ganho, pois estas crianças precisavam percorrer longas distâncias para realizar o tratamento e agora podem realizar aqui mesmo no Juvêncio Mattos, uma vez que já fazemos o acompanhamento com a equipe multiprofissional”, lembrou a diretora administrativa da unidade, Andrea Oliveira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *