contato@institutoacqua.org.br

Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos (MA) promove Semana de Cirurgias Labiopalatinas

09/01/2023

No primeiro dia, ação realizou 10 cirurgias para correção de fissuras labiopalatinas e palatoplastia; unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

O Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, em São Luís (MA), administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), referência em atendimento materno-infantil no estado, promove até (13/01) a Semana de Cirurgias Labiopalatinas. Ao todo, 42 crianças entre 10 meses e 12 anos serão submetidas aos procedimentos de correção dos lábios e palatoplastia (correção do palato do céu da boca). A ação conta com a parceria de profissionais voluntários da ONG Céu da Boca e Smile Train.

Na última sexta-feira (06/01) ocorreu avaliação médica de 42 crianças no Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar). Na triagem, os pacientes passaram por avaliação, realização de exames pré-operatórios e os acompanhantes receberam recomendações sobre assistência e cuidados com alimentação no pós-cirurgia.

Antônia Beatriz Carvalho Azevedo, 2 anos, passou pelo procedimento. A mãe, Adriele dos Santos Carvalho, 22 anos, conta que o exame de ultrassom durante a gravidez não revelou a fissura labial da filha. “Ela colocava a mão na frente, só quando nasceu descobrimos, mas fui sendo orientada pelos médicos sobre a cirurgia para fazer essa correção e agora estou mais tranquila”.

Acompanhando o filho José Theodoro Seledon Moraes, de 1 ano e dois meses, Jefficilane Seledon Moroaes, 29 anos, natural de Governador Nunes Freire, conta que a criança passa pela segunda cirurgia. “Agora ele fez a segunda cirurgia de palatoplastia primária e até o momento o acompanhamento está bem e o tratamento do meu filho está evoluindo”, relatou.

Ingrid Oliveira, cirurgiã bucomaxilofacial, integrante da equipe médica, explica o fluxo da ação. “Realizamos a triagem no ambulatório com 50 crianças e separamos metade tanto de fissura de lábio quanto fissura de palato. As cirurgias vão até sexta-feira contribuindo para a redução da fila por esse tipo de procedimento”.

Sobre a fissura labiopalatina – Má formação congênita caracterizada pela abertura do lábio superior, que também pode atingir o céu da boca e resulta do desenvolvimento incompleto do lábio e/ou do palato. Estima-se que um a cada 700 nascidos no Brasil tenha essa anomalia. Essa condição impacta não somente a fala, como também o aspecto nutricional e a respiração, mas pode ser revertida com diagnóstico rápido, cirurgia que leva cerca de 45 minutos e devida assistência médica continuada com acompanhamento multidisciplinar com ortodontista, fonoaudiólogo e psicólogo, entre outras especialistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *