contato@institutoacqua.org.br

Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos (MA) promove Semana Interna de Prevenção de Acidentes

16/09/2019

Conhecida pela sigla SIPAT, atividade tem objetivo de capacitar os profissionais e integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da unidade de saúde

O Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, em São Luís (MA), realizou, nos dias 12 e 13 de setembro, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes, promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da unidade de saúde e o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) do Instituto Acqua.

Gerenciado pelo Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão, o hospital conta com mais de 800 profissionais e é referência no atendimento materno-infantil de crianças entre 0 e 14 anos de idade. A unidade tem atendimentos em pediatria clínica, UTI pediátrica e neonatal, neonatologia e cirurgia geral infantil. O cuidado com a segurança e prevenção de acidentes de todos os usuários é um dos objetivos da programação.

De acordo com Jeremias Gomes Santana, técnico em Segurança do Trabalho do hospital, a semana de prevenção de acidentes é uma atividade prevista dentro do calendário da CIPA. “A SIPAT acontece anualmente, depois que é eleita e empossada a comissão interna e organizado o calendário de atividades, que inclui treinamentos e o evento. Além disso, os cipeiros (como são chamados os integrantes da comissão) têm reuniões mensais e atividades regulares de inspeção”, explicou.

Com o tema central da programação voltado para a saúde do trabalhador, as atividades da Semana Interna de Prevenção de Acidentes tiveram início no dia 12 com informações sobre os setores, a importância do trabalho da comissão interna para o hospital e aspectos da saúde mental na vida do trabalhador em palestra proferida pelo psicólogo do hospital.

Já no dia 13, os participantes foram capacitados sobre a necessidade do uso de equipamentos de proteção individual (EPI’s), como máscaras, luvas, entre outros, e os principais riscos para quem trabalha na assistência em saúde, como explica Priscila Cricilene Silva Dias, técnica de enfermagem e tecnóloga em Segurança do Trabalho.

“Todos os fatores de risco exigem nosso cuidado e atenção. O biológico é um dos que mais causam acidentes devido ao trabalho de quem atua na assistência e está exposto a pacientes com secreção, doenças sexualmente transmissíveis e, por isso, devem ter bastante atenção no cuidado com a proteção”, finalizou Priscila.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *