contato@institutoacqua.org.br

Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos (MA) propõe reflexão sobre autocuidado

14/01/2021

Atividade integra campanha Janeiro Branco; hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

O Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, em São Luís (MA), reuniu profissionais que atuam diretamente na assistência para dialogar sobre autocuidado em saúde mental no contexto hospitalar, na tarde de quarta-feira (13/01). O encontro foi conduzido pelo psicólogo Horton Hugo.

Horton abriu o evento estimulando que todos exercitassem o corpo, com alongamento e respiração. Ele lembrou que uma parte importante da vida é refletir sobre nossas condições existenciais, um estímulo à felicidade e ao cuidado com a psiquê, a subjetividade. “Em janeiro é comum colocarmos novas metas e refletir sobre nossa existência. Esse ano estamos vivendo um momento diferente por conta da pandemia e todos nós ficamos afetados de algum modo com sofrimentos psíquicos ou emocionais”, disse o psicólogo.

A prática do autocuidado estimula o desenvolvimento da autoestima, que é uma avaliação sobre si. Com hábitos específicos, a pessoa consegue desenvolver o amor sobre si, a cuidar das emoções e a confiar nos próprios instintos e capacidades. Horton lembra que é importante ter um tempo para o autocuidado, e sugeriu a prática da “atenção plena”, um tipo de meditação chamado de ‘mindfulness’. A técnica diminui sintomas de ansiedade, reduz associações destrutivas associadas a questões de idade e raça, ajuda a prevenir a depressão, aumenta a satisfação com o corpo, melhora a cognição, e ajuda a diminuir as distrações do cérebro.

“Independentemente da profissão, a técnica pode ser exercitada dentro e fora do contexto hospitalar. Aqui no hospital somos quatro psicólogos atuando em diferentes setores. Quando surge uma demanda para um colaborador, somos sinalizados e agendamos atendimento psicológico ou encaminhamento específico para a unidade especializada. O Janeiro Branco é um momento importante para termos consciência das pessoas que sofrem com transtornos de natureza psíquica ou mental, para que sejamos mais empáticos, sensíveis e também estejamos sempre atentos ao cuidado com a nossa saúde mental”, finalizou Horton Hugo.

Atividades – Além da palestra, os residentes do setor de Neonatologia do hospital desenvolvem intervenções ao longo do mês de janeiro. Uma delas é a troca de bilhetes entre os acompanhantes e profissionais de assistência à saúde. Os acompanhantes são orientados a escrever mensagens de apoio, incentivo ou agradecimento. Os recados para as equipes são expostos em painel e as mensagens particulares entregues diretamente aos profissionais de saúde. Outra intervenção é o potinho de recados para os acompanhantes. Preparado pela equipe de residentes, os frascos contêm três frases de apoio entregues a cada acompanhante do setor de Neonatologia.

O Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *