contato@institutoacqua.org.br

Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos (MA) realiza ação social com consultas pediátricas e atividades infantis

12/10/2019

Iniciativa tem como objetivo celebrar o mês das crianças; a unidade de saúde é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão

Na manhã de sexta-feira (11/10), o Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, em São Luís (MA), realizou a quarta edição da Ação Social em comemoração pela Semana das Crianças. A atividade contou com diversas ações e foram promovidas consultas pediátricas, distribuição de doces, brindes e brinquedos, recreação e pintura facial, com a participação voluntária dos funcionários.

A unidade de saúde é gerenciada pelo Instituto Acqua, que atua há quatro anos no Maranhão em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). “O Juvêncio Mattos é referência no estado em pediatria e a unidade sempre organiza um calendário de eventos de acordo com datas comemorativas. No primeiro ano da ação social tivemos a ideia de abrir os atendimentos para a comunidade e por dois anos realizamos na praça Deodoro. As duas últimas edições realizamos aqui mesmo no hospital”, falou a diretora-administrativa do hospital Andréa Oliveira.

Enquanto aguardavam pelo atendimento com os pediatras e neuropediatra, as crianças tinham à disposição brinquedos, atividades recreativas com palhaços e bonecos gigantes e pintura facial feita pelos próprios colaboradores. “É o segundo ano que participo. Nessa ação a gente colabora com a pintura. Trouxemos o material. Acaba sendo um prazer porque gosto bastante de Artes. A criança diz o que quer e a gente tenta fazer o mais próximo do desenho desejado”, disse a voluntária Karen Regina Pinto Sousa, residente da área de Psicologia na unidade.

O secretário de estado da Saúde, Carlos Lula, visitou a unidade e participou da ação com a distribuição de brinquedos para as crianças internadas na enfermaria do hospital. “É fundamental esse tipo de ação, que busca trazer mais alegria, mais carinho, mais cuidado e as crianças até esquecem que estão no hospital”, falou.

Marinalva Pereira de Oliveira, 49 anos, levou duas crianças para consultar. “Eu fiquei sabendo por uma amiga dessa ação. Aí trouxe os dois meninos, um com dor na perna e outro muito gripado. A consulta foi ótima e já recebemos encaminhamento para medicação”, comentou.

Silvanir Aragão, 34 anos, acompanhava o filho Jeisel Aragão, 13 anos, na internação. “Ele veio fazer uma cirurgia no canal urinário. Nós somos de Viana. Achei uma surpresa sermos recebidos pelo secretário e meu filho ganhar um brinquedo”, falou, admirada.

A mãe do secretário estadual de saúde, Maria José de Oliveira Lula, é pediatra aposentada do Hospital Dr. Juvêncio Mattos e todo ano participa da ação de forma voluntária. “Trabalhei aqui ao longo de muitos anos. Hoje sou aposentada. Estou hoje como voluntária, com muita alegria para ajudar as crianças que mais precisam e nem sempre conseguem a consulta no dia a dia. Saúde e ação social tem tudo a ver”, pontuou Maria José.

Atendimentos – Ao todo, foram realizados 226 atendimentos de consultas com pediatras e neuropediatra. Para a doação de brinquedos, todos os profissionais do hospital realizaram uma arrecadação, como forma de colaborar com a ação social e que, ao final da atividade, foi entregue a 182 crianças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *