contato@institutoacqua.org.br

Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos (MA) realiza capacitação sobre uso de novas tecnologias na prevenção de lesão por pressão

25/01/2023

A partir de inovação, equipe de enfermagem conseguiu obter índices satisfatórios em pacientes de longa permanência em UTI

O Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, em São Luís (MA), realizou em (20/01) treinamento sobre uso de tecnologias em prevenção de lesão por pressão. A atividade integra o calendário de educação permanente da unidade administrada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). A oficina para 20 enfermeiros e técnicos de enfermagem foi ministrada por Rafael Dutra, especialista em Dermatologia. Aos alunos, foram apresentadas tecnologias como placas de silicone de multicamadas, colchões pneumáticos e o posicionador Molnycke Z-Flo.

Além disso, o treinamento também visou o manejo correto e orientações sobre como fazer a higienização. O aperfeiçoamento no uso destes equipamentos, que são fundamentais nas intervenções, prevenção e tratamento de lesões, gera uma assistência de maior qualidade, reduzindo necessidades clínicas do paciente neonatal ou pediátrico.

A enfermeira Isadora Castro, especialista em Estomaterapia e membro da Comissão de Curativos do hospital, explica o papel da enfermagem na prevenção de lesão por pressão “Sabemos que a pele é o maior órgão do corpo humano e uma de suas principais funções é a proteção. Ela protege contra infecções, lesões e traumas, por isso a necessidade de o profissional de enfermagem buscar conhecimento técnico, científico e reconhecendo fatores que favorecem o surgimento das lesões, e assim, preveni-las. Além disso, através de observação contínua, ações e uso de tecnologias, podemos oferecer uma melhora na qualidade de vida do paciente e reduzir custos para a unidade.”

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *