contato@institutoacqua.org.br

Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos (MA) realiza Semana da Campanha Agosto Dourado

19/08/2022

Hospital, administrado pelo Instituto Acqua, realizou atividades alusivas à Campanha Agosto Dourado; foram abordados temas como particularidades do aleitamento materno na prematuridade, oficina de ordenha de leite humano e a repercussão psicológica na amamentação

O Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, em São Luís (MA), realiza Semana da Campanha Agosto Dourado – que incentiva e debate a importância do aleitamento materno. De 17 a 19 de agosto, profissionais da unidade gerenciada pelo Instituto Acqua atuaram com palestras, oficinas e diálogos com pacientes e acompanhantes.

Nayra Karoline, enfermeira neonatal, fez abertura da programação com palestra sobre a importância do aleitamento materno para recém-nascidos prematuros. Na oportunidade ela pontuou as particularidades sobre a prática. “Embora existam algumas particularidades sobre o aleitamento materno para bebês prematuros extremos, abaixo de 30 semanas, a amamentação é possível, mas com algumas ressalvas, pois eles ainda não podem ser alimentados no seio materno, por fatores como imaturidade no pulmão, falta de coordenação de movimento de sucção com a respiração, que podem levar ao risco de apneia e desconforto respiratório. Então isso termina impedindo que eles sejam amamentados, porém esse aleitamento é muito importante, vai ajudar na recuperação desses bebês”, explica.

Diante do impedimento da amamentação, por meio dos seios, para prematuros, no segundo dia de atividades foi realizada oficina de ordenha de leite materno pela enfermeira Lourikelly Ferreira Pessoa, responsável pelo posto de coleta do hospital. A profissional orientou as mães como funciona todo o processo de retirada do leite da mama, como aguardar e transportar e assim ofertar o leite materno por outros meios como sonda ou copinho.

O terceiro dia de ações foi marcado por palestra sobre repercussão psicológica na amamentação, ministrada pela psicológica Toshimi Passos, especialista em neonatologia. A profissional ressaltou que além da discussão da técnica, da promoção, da orientação e do incentivo, o aleitamento materno tem sua importância para a mãe, bebê, a instituição, a sociedade e para o estado. “A parte psicológica é negligenciada, assim como o aspecto emocional deles dentro desse processo de amamentação, pois são impedidos desse processo, seja por adoecimento fisiológico, seja por questões psíquicas, quando não é possível essa amamentação acontecer. O quanto é importante o acolhimento, o entendimento, a orientação da equipe de saúde para que essa mãe compreenda a construção do vínculo psicoafetivo com o bebê”, garante.

Durante a Campanha Agosto Dourado, unidades de saúde gerenciadas pelo Instituto Acqua tem promovido ações de incentivo ao aleitamento materno com rodas de conversa, palestras e oficinas dentro do tema da campanha deste ano: amamentar, educar para a vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *