contato@institutoacqua.org.br

Hospital Macrorregional Tomás Martins (MA) amplia assistência materno-infantil e inaugura ala materna e UTI Neonatal

12/03/2022

Novos serviços atenderão gestantes da região de Santa Inês e Vale do Pindaré; leitos serão distribuídos entre Alojamento Conjunto, pré-parto, parto e pós-parto, observação e leitos neonatais; unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

O Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês (MA), amplia a assistência materno-infantil e inicia a partir deste sábado (12/03) os novos serviços da maternidade e da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Estarão em funcionamento na maternidade 18 leitos de Alojamento Conjunto (Alcon), quatro quartos PPP (Pré-parto, Parto e Pós-parto) e seis de observação obstétrica e ainda 10 para a UTI Neonatal. A unidade de saúde é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Entre as inovações na assistência às gestantes, a maternidade instalada nas dependências do Macrorregional Tomás Martins contará com um quarto PPP (pré-parto, Parto e Pós-parto) onde foi instalada uma banheira. O uso de água morna durante o trabalho de parto, além de ser um método não-farmacológico para alívio da dor, contribui para o relaxamento muscular e é uma prática que resulta em efeito anestésico facilitando a saída do bebê.

Após o parto normal, imediatamente é estimulado o contato pele-a-pele entre mãe e bebê. A prática ajuda na adaptação do recém-nascido à vida fora do útero, facilita o aleitamento materno e traz benefícios como o controle da temperatura corporal da criança e aumenta o vínculo entre mãe e filho.

“Buscamos ofertar além de um serviço de excelência, um local onde a mulher possa ser protagonista de sua própria história. Nossas equipes utilizarão assistência humanizada voltada para o respeito das decisões e escolhas da mulher no momento do parto”, afirmou Paula Assis, diretora-executiva do Instituto Acqua.

A lista de serviços ofertados com a entrega da maternidade conta ainda com testes de Triagem Neonatal (TTN) que incluem teste do pezinho, orelhinha, linguinha e coraçãozinho. Os TTN são necessários para diagnóstico precoce de doenças infantis.

Leitos Neonatais – As ações materno-infantil na região do Vale do Pindaré contam ainda com o acréscimo de 10 novos leitos neonatais, sendo 4 de UTIN, 4 de Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais (UCINCo) e dois de Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCa).

A UTIN é destinada para receber recém-nascidos graves ou com risco de morte. Já a UCINCo, de acordo com o Ministério da Saúde, é destinada ao atendimento de recém-nascidos considerados de médio risco e que demandem assistência contínua, porém de menor complexidade do que a UTIN. A UCINCa é destinada para acolher mãe e filho para prática do método canguru, para repouso e permanência no mesmo ambiente nas 24 horas por dia, até a alta hospitalar.

Acolhimento – Seguindo a política de humanização já implantada nas maternidades estaduais, a maternidade seguirá a linha voltada para o acolhimento da gestante e sua família com práticas humanizadas de valorização ao protagonismo da mulher e binômio mãe-bebê.

Projetos – Além da assistência especializada, a unidade desenvolverá diversos projetos de incentivo ao pré-natal, a exemplo da iniciativa Pequeno Maranhense. Ao receber alta médica é entregue um kit de cuidados composto por fraldas, toalhas, gazes, álcool em gel e cartilha informativa sobre gestação, parto e pós-parto. O kit contempla a efetividade dessa ação visto que algumas usuárias do SUS não têm condições financeiras que possibilitem a compra destes itens.

Números – Em seis anos de funcionamento, o Macrorregional Tomás Martins realizou 3.077.461 atendimentos entre consultas, cirurgias, internação, procedimentos de enfermagem e Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *