contato@institutoacqua.org.br

Hospital Macrorregional Tomás Martins (MA) celebra 4 anos com avanços

25/08/2020

Inaugurada em agosto de 2016, unidade atende 20 municípios da região do Vale do Pindaré e mantém gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Na semana de aniversário do Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês (MA), programação variada, incluindo campanha de higienização das mãos, incentivo à doação de sangue e incentivo ao aleitamento materno, é organizada para celebrar os quatro anos de funcionamento da unidade de saúde gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Inaugurado em 26 de agosto de 2016, o hospital já realizou 2.131.058 milhões de atendimentos, entre cirurgias, consultas, internações, procedimentos de enfermagem, exames, diagnósticos e demais serviços assistenciais em saúde. A unidade garante suporte e assistência com qualidade à população de 20 municípios da região do Vale do Pindaré.

Depoimentos da equipe marcaram o café da manhã de aniversário, nesta terça-feira (25/08), relembrando os desafios que todos encararam na linha de frente de assistência aos pacientes com a Covid-19, a superação de quem venceu a doença e o sentimento de dever cumprido com as vidas que foram salvas.

“Este ano nós fomos surpreendidos com a pandemia do novo coronavírus. Essa experiência foi marcante para toda a equipe. Sempre tivemos como foco atingir metas de atendimento e nessa situação excepcional tivemos que intensificar o convívio e promover a integração e a união contra o medo. Foi bem difícil no começo. Primeiro tivemos que cuidar dos nossos pacientes, depois tivemos pessoas da nossa família que adoeceram e o amor que temos passou a ser externado aos nossos pacientes e equipe para que pudéssemos vencer o medo. Isso nos deixa com sentimento de dever cumprido. É um empenho sobretudo do Governo do Estado e do Instituto Acqua”, falou o diretor do hospital, Erick Bringel.

A celebração reuniu somente profissionais e colaboradores em cumprimento às medidas de precaução, com uso de máscaras e distanciamento. No corredor de acesso ao refeitório, registros de momentos importantes da equipe compuseram exposição fotográfica. Houve sorteio de brindes.

“Sou profissional de enfermagem há 22 anos e estou no hospital desde o começo. É um sonho trabalhar aqui. Um sonho para todos que moram nessa região e queriam ter um hospital público desse suporte. Sou muito agradecida todos os dias por esse trabalho”, disse Roseane Falcão, técnica de enfermagem do Macrorregional.

Para a diretora-executiva do Instituto Acqua, Paula Assis, o momento é de reflexão e agradecimento. “Sem dúvida a pandemia exigiu mais esforços de todos, mas temos que avaliar positivamente o empenho, coragem e profissionalismo de cada um que contribui para o Macrorregional seguir com avanços e qualidade. As equipes dão exemplo com o trabalho realizado”, declarou.

Samir Siviero, diretor-presidente do Acqua, lembra que a gestão aplicada no Hospital Tomás Martins é emblemática. “O Macrorregional é exemplo de serviço público em saúde e compromisso. A gestão do Instituto junto ao Governo do Estado por meio da SES garante o direito à qualidade que tanto implantamos em nossas iniciativas. Nestes quatro anos a população regional observou as melhorias e vamos seguir com trabalho e transformação”, pontuou.

Atividades – A programação prossegue até dia 28 de agosto com a realização das campanhas de doação de sangue e higienização das mãos. As doações estão sendo feitas no Hemomar de Santa Inês e a coleta será destinada para abastecer o estoque da agência transfusional do hospital.

Já a campanha de higienização envolve todos os colaboradores da unidade com o objetivo de reforçar a importância da lavagem correta das mãos. A programação encerra com palestras e homenagens aos profissionais de Psicologia e Nutrição, que celebram datas comemorativas na mesma semana de aniversário do hospital.

“As palestras vão abordar a questão psicológica do profissional de saúde em meio à pandemia e também o tema da alimentação saudável, com homenagens e lembranças aos profissionais”, falou Géssica Ximenes, supervisora multiprofissional.

Números – Em 2020, até o mês de julho, já foram mais de 328 mil serviços prestados à população, com a realização de 1.105 cirurgias, 7.603 consultas médicas, 105.508 consultas multidisciplinares, além de serviços de exames, internações, procedimentos de enfermagem, exames e diagnósticos.

Em 4 anos de funcionamento, o hospital contabilizou total de 12.026 cirurgias, 129.673 consultas multidisciplinares, 513.125 consultas multidisciplinares para pacientes internados, 86.080 consultas médicas, 16.549 internações, 215.563 procedimentos de enfermagem, 653.468 atendimentos em serviço de apoio e diagnóstico (SADT) e 504.574 atendimentos em SADT para pacientes internados.

Um comentário em “Hospital Macrorregional Tomás Martins (MA) celebra 4 anos com avanços”

  1. Aderlane Tavares disse:

    Parabens ao Hospital macrorregional Tomás Martins que Jesus cristo continue derramando bencaos sem medidas sobre esse lugar .Muito gratificante pra nós fazer parte dessa história.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *