contato@institutoacqua.org.br

Hospital Macrorregional Tomás Martins (MA) completa primeiro mês da Ala materno-infantil com mais de 180 atendimentos

12/04/2022

Gestantes da região de Santa Inês e Vale do Pindaré contam com ampliação de assistência com Ala materna e UTI neonatal; Unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

O Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês (MA), completa hoje (12/04), primeiro mês de assistência materno-infantil, com mais de 180 atendimentos. Os novos serviços da maternidade e Unidade de Terapia Intensiva Neonatal contam com 18 leitos de Alojamento Conjunto (Alcon), quatro quartos PPP (Pré-parto, Parto e Pós-parto) e seis de observação obstétrica, além de 10 leitos para a UTI Neonatal. A unidade de saúde é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Lourdes Beatriz de Oliveira Silva, 20 anos, natural do município de Santa Inês, internada há seis dias, com 34 semanas de gestação, se sente muito acolhida pela equipe da maternidade. “A equipe é maravilhosa. Estou sendo muito bem acompanhada e tendo todo o suporte possível pelos profissionais. Com o apoio e incentivo eu agradeço a todos pela assistência prestada comigo e meu bebê”, comentou.

Cleane de Sousa dos Reis, 16 anos, internada há 15 dias, após parto normal, parabeniza a nova ampliação do hospital. “Os enfermeiros e médicos são ótimos, a maternidade tem um acolhimento especial”, relatou a mãe do pequeno Levi Gabriel.

Jaiane Andrade Carvalho, 21 anos, teve parto prematuro após queda em sua residência em Santa Inês, o parto cesariano foi realizado por ser de alto risco. O recém-nascido está sob cuidados da equipe clínica e multiprofissional, na UTI Neonatal. A mãe agradece os cuidados com ela e o bebê. “Estamos sendo cuidados e bem atendidos graças a Deus e a equipe. Só tenho muito a agradecer”, finalizou.

A diretora administrativa do hospital, Jardene Carvalho, falou com satisfação que a implantação da maternidade e UTI Neonatal vieram para abrilhantar a unidade. “Trazer conforto às mães que antes precisavam se deslocar para São Luís, e hoje encontram o atendimento mais próximo de sua casa, proporcionar mais conforto e estabilidade emocional para as futuras mamães por estarem mais perto de seus familiares, assim seguimos sempre com o compromisso de servir a população”, ressaltou.

A Maternidade conta com atendimento humanizado com quarto PPP (pré-parto, Parto e Pós-parto) onde foi instalada uma banheira. Durante o trabalho de parto é feito o uso de água morna, por ser um método não-farmacológico para alívio da dor, além de contribuir para o relaxamento muscular, no que resulta em efeito anestésico facilitando a saída do bebê.

Projetos – Além da assistência especializada, a unidade desenvolve diversos projetos de incentivo ao pré-natal, a exemplo da iniciativa Pequeno Maranhense. Ao receber alta médica é entregue um kit de cuidados composto por fraldas, toalhas, gazes, álcool em gel e cartilha informativa sobre gestação, parto e pós-parto. O kit contempla a efetividade dessa ação visto que algumas usuárias do SUS não têm condições financeiras que possibilitem a compra destes itens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *