contato@institutoacqua.org.br

Hospital Macrorregional Tomás Martins (MA) promove atividades da Semana NEP em Ação

14/02/2020

Promovida pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do hospital, programação tem objetivo de qualificar e garantir as metas de Segurança do Paciente; a unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão

No período de 11 a 14 de fevereiro, a equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês (MA), realizou programação de atividades voltadas para orientação e garantia das metas de Segurança do Paciente. A Semana NEP em Ação será realizada mensalmente na unidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão.

São seis as metas internacionais de Segurança do Paciente. A primeira delas – a identificação correta do paciente – foi o tema abordado na programação desta semana. “As outras serão trabalhadas nos meses seguintes e o principal objetivo da programação é alcançarmos o reconhecimento do hospital entre as unidades que cumprem os padrões de Segurança do Paciente, de acordo com regulamento do Ministério da Saúde”, explicou Ana Paula, coordenadora do NEP do Macrorregional.

A atividade incluiu visita aos setores de enfermaria e clínicas com a entrega de informativos e esclarecimentos sobre a importância de garantir a prática correta da identificação do paciente. “A vigilância e cumprimento dessa meta garantem muitos benefícios tanto ao paciente quanto ao hospital, que vai desde o retorno do paciente até o correto uso de medicamentos”, pontuou Ana Paula.

Identificação do paciente – A identificação assegura o correto encaminhamento do paciente ao procedimento e tratamento dentro do hospital. Ela é feita com uso de pulseiras e a constante conferência dos dados antes das práticas de cuidado e assistência. Existe legislação regulamentadora e todos os incidentes envolvendo identificação incorreta do paciente devem ser notificados e investigados pela unidade de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *