contato@institutoacqua.org.br

Hospital Macrorregional Tomás Martins (MA) promove segunda edição da Corrida pela Vida e reúne mais de 400 pessoas em Santa Inês

01/12/2019

Inscrição para corrida arrecadou 168 bolsas de sangue; iniciativa integra projeto Instituto Acqua em Ação

Moradores da cidade de Santa Inês, no Maranhão, distante 247 km da capital São Luís, se mobilizaram e acordaram cedo, neste domingo (1/12), para participar da segunda edição da Corrida Pela Vida promovida pelo Hospital Macrorregional Tomás Martins. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Além de incentivar a prática da atividade física, as equipes do Macrorregional arrecadaram 168 bolsas de sangue com as inscrições. A corrida de rua integra o projeto Instituto Acqua em Ação, que realiza ações sociais visando aproximar ainda mais as comunidades dos serviços de saúde.

Percorrendo os 5 km da corrida, o estudante de 13 anos, Luis Eduardo Silva Santos, completou a prova ao lado mãe, Salete Soares Pereira, 48. “Minha mãe treina todo dia e quando me chama para correr com ela, eu vou. É bem legal participar”, pontuou.

Além de incentivar o filho, Salete conquistou o 4º lugar na categoria Comunidade. Ela e o filho, que residem na cidade de Bacabal, percorreram uma hora de carro para chegar ao local da corrida. “Eu o convidei e ele decidiu vir. Então comprei o tênis e viemos juntos. Hoje é a segunda corrida que ele está competindo. Estou feliz porque consegui chegar a um dos lugares no pódio”, contou sorridente.

O supervisor técnico do Instituto Acqua, Cláudio Mendes, reforçou a importância desse tipo de ação. “Foi uma iniciativa bastante louvável, além de promover a atividade física, cada competidor está salvado vidas. Ações desta natureza trazem um retorno muito maior do que possamos imaginar e sempre quem ganha é a sociedade”, reforçou.

Para completar o evento, tendas com atendimentos promovem testes de glicemia, aferição de pressão arterial e massagens teraupêticas e relaxantes. Além desta ação, houve ainda entrega de preservativos e orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) com entrada de laços vermelhos em alusão à Campanha Dezembro Vermelho de combate à AIDS.

Desde às 6h da manhã, os corredores estavam concentrados na Avenida das Laranjeiras, local da largada da corrida. Com animação e alegria, os participantes foram concluindo a prova e recebendo medalhas pela participação no evento. Toda bolsa de sangue arrecadada vai ajudar na manutenção do estoque do Hemonúcleo de Santa Inês. Já os alimentos serão doados a uma instituição.

Pódio – A prova foi dividida em duas categorias. Na categoria Colaborador Masculino, os vencedores foram: Francisco Silva Carvalho (1ºlugar); Marlos Soares Costa (2º lugar); Márcio José (3º lugar); Fabrício Taison (4º lugar) e Cícero de Oliveira (5º lugar). Já no Feminino Colaboradora, as vencedoras foram Patrícia Keila (1ª lugar); seguida pelas competidoras Mikaele; Tamara; Jucilene e Aderlane Tavares.

Na categoria Comunidade subiram ao pódio Franciel Viegas com o 1º lugar; Rafael da Silva, com o 2º; Adriano José Martins, ficando com o 3º lugar; Elinaldo Silva Costa, 4º lugar, e completando o pódio, George Vitor Araújo. Na categoria Feminino conquistaram os menores tempo no percurso, Regiane Costa, 1º lugar; Diseane Gomes, 2º lugar, seguida por Luciléia Nascimento, Salete Soares e Elizania Pinheiro.

Prestigiaram o evento a prefeita de Santa Inês, Vianey Bringel; o deputado estadual Felipe dos Pneus, o diretor-geral do Macrorregional Tomás Martins, Antônio Jorge, a diretora-administrativa Thayse Lima, além de vereadores e toda a comunidade em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *