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Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé (MS) conquista Acreditação Nível I ONA

06/09/2023

Administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), hospital conquista certificação após avançar em inovação, tecnologia, qualidade e humanização na assistência hospitalar

O Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé, em Três Lagoas (MS), administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), conquista a Acreditação Nível I concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) após rigorosa avaliação. O reconhecimento foi concedido neste início de setembro. Sob gestão do Instituto Acqua, somam-se ao Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé, outras quatro unidades também certificadas pela ONA: o Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir), em São Luís, Hospital de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira, também em São Luís, e Hospital Regional Público da Transamazônica, em Altamira no Pará.

A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente. A Acreditação – Nível I avalia todas as áreas da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais – para este certificado é preciso cumprir ou superar em 70% os padrões de qualidade.

Para Samir Siviero, diretor-presidente do Instituto Acqua, a conquista é fruto da dedicação diária dos profissionais. “Parabenizo cada profissional, deste time que integra 700 colaboradores, pelo empenho, dedicação, trabalho e resiliência. Sabemos que adequar fluxos e estabelecer novos critérios exigem muito estudo e prática. Cada um, em cada departamento, entregou muita energia ao longo destes meses. A Acreditação vem para reforçar ainda mais o compromisso que temos com a população”, pontua o gestor.

Após ser avaliado e Acreditado, o hospital – referência para mais de 10 municípios -, caminha, agora, para manter a qualidade e aperfeiçoar o que já está implantado. “Estamos em uma constante. Em menos de 18 meses conseguimos implantar centenas de processos administrativos, assistenciais e protocolos que tornaram possível a conquista deste selo. É uma unidade que nasceu há um ano, e agora temos um grande caminho para alavancar tudo que fizemos, e fortalecer os princípios que seguimos. É uma honra fazer parte de tudo isso”, destaca Henrique Schultz, diretor geral da unidade.

A certificação é válida por dois anos e o hospital será constantemente avaliado, para então progredir ao segundo nível. “É uma avaliação constante, evoluindo protocolos de atendimento e administrativos. Enquanto instituição de saúde, vamos seguir aperfeiçoando caminhos”, ressalta Andrei Bastos, diretor financeiro.

Responsável pela equipe assistencial, Ariane Muniz, diretora de enfermagem, comemorou fato de que as implantações resultaram em uma conquista deste nível. “Passamos por muitas reconstruções dentro destes meses, e acredito que constantemente conseguiremos manter a qualidade e melhorar os nossos processos. Feliz por mais essa conquista da nossa unidade”, enfatiza.

Para o Superintendente Técnico da ONA, Péricles Cruz, a certificação de uma organização de saúde por meio da acreditação é um reconhecimento de que a instituição atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige. Em mais de 20 anos de atuação, a ONA já certificou várias organizações de saúde. “A acreditação é válida por dois anos e será acompanhada por nossos avaliadores por meio de visitas periódicas de manutenção. No decorrer da avaliação todas as áreas da instituição são visitadas e mais de 1,7 mil requisitos verificados antes da homologação da acreditação”, explica.

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