contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé (MS) realiza 1ª Trilha de Segurança do Paciente

23/01/2023

Evento contou com a participação de 30 profissionais da assistência e administrativos

O Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé, em Três Lagoas (MS), realizou no último domingo (22/01) a 1ª Trilha de Segurança do Paciente, evento projetado para capacitar equipes do assistencial e administrativo em ambiente acolhedor, além de estimular a atividade física. A unidade é administrada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Mato Grosso do Sul (SES).

A 1ª Trilha de Segurança do Paciente, inicialmente prevista para acontecer em trajeto de terra, com morros e colinas, teve sua rota alterada para uma praça na Lagoa Maior, por conta das condições climáticas. O foco da ação foi iniciar a implantação da 3ª Meta de Segurança do Paciente, referente a “Comunicação na prescrição e no uso da administração de medicamentos”. Após uma caminhada pelo espaço e um café da manhã, a equipe se reuniu para abordar o tema.

“A ideia de fazer uma trilha e desenvolver a palestra em ambiente externo busca criar um ambiente mais confortável para compreender e debater o assunto, que é delicado. A atividade física, que traz mais energia e bem-estar ao nosso corpo, também colabora no sentido de gerar mais eficiência e melhor assimilação”, destaca Liliane Moretti, enfermeira e uma das organizadoras do evento.

Jamila de Lima Gomes, enfermeira do Núcleo de Educação Permanente (NEP), foi a responsável pela palestra para os colaboradores. Falando a respeito da implantação da terceira meta, ela descreveu situações, orientou e explicou conceitos básicos de comunicação para uma melhor execução e preenchimento de formulários e documentos referentes ao tema.

“A comunicação é o princípio básico para a melhor execução de qualquer trabalho. Na saúde, ainda mais falando da segurança do paciente, e da nossa enquanto profissionais, a comunicação se torna imprescindível para que possamos desempenhar nosso papel da melhor maneira possível; é por isso que, quando falamos sobre a terceira meta, falamos em evitar eventos adversos que podem causar danos muitas vezes irreversíveis aos pacientes”, destaca Jamila de Lima Gomes.

O diretor-geral do Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé, Henrique Schultz, parabenizou a organização do evento e destacou a inserção estratégica desse tipo de atividade na rotina dos treinamentos. “Isso é parte do DNA do Instituto Acqua, e consequentemente, DNA desta unidade de saúde. Ou seja, o que queremos é fazer com que a população esteja próxima de nossa unidade, não só nos atendimentos, mas conhecendo todas as atividades que envolvem nosso hospital. A meta é expandir e aperfeiçoar essa estratégia”, comentou.

Os colaboradores do hospital passarão por treinamentos específicos para melhoria da comunicação com relação ao tema, sempre supervisionados pelo Núcleo de Segurança do Paciente e do Núcleo de Educação Permanente.

1ª Trilha da Segurança do Paciente do Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *