contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional de Balsas (MA) abre campanha Janeiro Branco com palestra sobre Síndrome de Burnout

13/01/2020

Ação prossegue até dia 17 de janeiro, com palestras e atendimentos psicológicos; o hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a SES

O Hospital Regional de Balsas, no Maranhão, abriu nesta segunda-feira (13/01)  programação da campanha Janeiro Branco, que tem como foco orientar e prevenir profissionais e usuários do hospital sobre os cuidados relacionados à saúde mental. A palestra de abertura foi realizada pela médica e especialista em Saúde Mental, Andréa Sanches Mendes, que integra o Centro de Atenção Psicossocial do município de Balsas. O hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão.

“Nós vamos ter uma semana inteira de ações, com atividades concentradas e uma abordagem que inclui palestras e atendimentos. Tratamos do tema da Síndrome de Burnout e o que ela se diferencia da depressão, como forma de sensibilizar sobretudo os colaboradores sobre possíveis sintomas de esgotamento físico e mental relacionado à vida produtiva”, destacou a coordenadora da equipe multiprofissional do hospital, Suanne Gomes Camargo Ribeiro.

Colaboradores e pacientes que participaram do encontro puderam tirar dúvidas e abordar questões particulares como forma de refletir na condição da síndrome. Durante o Janeiro Branco, as atividades contribuem para os cuidados com a saúde mental e a importância do atendimento especializado.

Suanne Ribeiro complementou que alguns colaboradores do hospital já tiveram sintomas e passaram por fases com problemas emocionais e contaram com ajuda e acompanhamento das psicólogas do hospital. “A direção do hospital está sempre atenta a esses cuidados com nossos colaboradores, inclusive porque a displicência com esses cuidados influencia diretamente na assistência aos pacientes. De acordo com cada caso e situação, os profissionais são atendidos e acolhidos pela equipe de psicologia da unidade durante todo ano”, explicou.

Na próxima quarta-feira (15) serão realizados atendimentos psicológicos direcionados para os funcionários da unidade de saúde, no horário das 13h às 17h. Na sexta (17), pela manhã, ação de descontração, com atividades lúdicas, testes psicológicos e atendimentos sobre a campanha marcam a programação.

Síndrome de Burnout – A síndrome é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultantes de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. De acordo com especialistas, a principal causa da doença é o excesso de trabalho.

A síndrome é comum em profissionais que atuam diariamente sob pressão e com responsabilidades constantes, como médicos, enfermeiros, professores, policiais, jornalistas, dentre outros. Ela pode acontecer ainda quando o profissional planeja ou é pautado para objetivos de trabalho muito difíceis, situações em que a pessoa possa achar, por algum motivo, não ter capacidades suficientes para os cumprir.

Cansaço excessivo, físico e mental, dor de cabeça, alteração no apetite, insônia, dificuldade de concentração, sentimento de fracasso, insegurança, negatividade constante, alteração repentina de humor, entre outros fatores, são considerados sintomas, que só podem ser diagnosticados por psicólogo ou psiquiatra.

O tratamento da Síndrome de Burnout é feito com psicoterapia, mas também pode envolver medicamentos (antidepressivos e/ou ansiolíticos) e a melhor forma de prevenção é diminuir o estresse e a pressão no trabalho.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *