contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional de Balsas (MA) amplia leitos de UTI Covid-19

29/06/2020

Com a ampliação, hospital recebe mais pacientes graves que precisam de tratamento contra a Covid-19; unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

O Hospital Regional de Balsas, na região Sul do Maranhão, acaba de ampliar a oferta de tratamento para pacientes graves e que necessitam de serviços de terapia intensiva com mais 8 leitos de UTI. Com a ampliação, mais pacientes com sintomas graves da Covid-19 terão acesso ao tratamento.

Eliabe Aguiar, diretor-geral do Hospital de Balsas, explica que os novos leitos de UTI vão atender pacientes gerais e também os regulados para tratamento da Covid-19. A ampliação será gradual e iniciou com 4 leitos na última semana. “Implantamos dois leitos na quinta, mais dois na última sexta e outros dois nesta segunda. Na próxima quinta-feira completaremos os 8 leitos de UTI”, falou.

O hospital é administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e mantém referência para pacientes de 13 municípios da região Sul do estado que sejam diagnosticados como pacientes graves, incluindo pacientes com a Covid-19 que precisam de internação em UTI.

Estrutura – Os serviços da unidade de terapia intensiva funcionam em dois ambientes diferentes. No primeiro estão instalados 10 leitos comuns e outros 2 em ambiente isolado para pacientes com a Covid-19. Outros 6 leitos serão distribuídos em 3 quartos diferentes – cada um com 2 leitos – para atender pacientes de UTI não-positivados para a Covid-19. A unidade oferece também assistência em saúde materno-infantil e é referência na região para tratamento de crianças, gestantes e puérperas com suspeita ou confirmação de quadro moderado ou grave da doença e que necessitam de internação.

“Além dos leitos de UTI, contamos com 6 leitos de clínica médica para gestantes e puérperas, outros 6 leitos de isolamento para crianças e mais 3 leitos de isolamento para observação obstétrica aos pacientes com suspeita ou confirmação da Covid-19”, complementou Eliabe Aguiar.

Ao todo, a unidade de saúde terá 27 leitos exclusivos para pacientes com o novo coronavírus, incluindo os 12 leitos de UTI e os 15 leitos de enfermaria.

Investimento – A ampliação dos leitos exigiu a contratação de mais 30 novos profissionais para dar suporte na assistência médica. São enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, médicos intensivistas, assistentes sociais e maqueiros que vão trabalhar diretamente com os pacientes dos novos leitos de tratamento intensivo.

Os leitos de UTI são equipados com respirador, bomba de infusão, eletrocardiógrafo, oxímetro, monitor multiparâmetro, ventilador pulmonar e estativa (carrinho móvel). Dois dos novos leitos instalados contarão também com os equipamentos para serviços de diálise. “São duas máquinas móveis que serão usadas para os pacientes da UTI que precisam fazer hemodiálise”, finalizou o diretor do hospital, Eliabe Aguiar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *