contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional de Balsas (MA) mantém rotina de treinamento frente à Covid-19

24/04/2020

Unidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) é referência para a região Sul do Maranhão

Localizado na região Sul do Maranhão, o Hospital Regional de Balsas é uma das unidades de referência no estado para tratamento de pacientes com suspeita ou diagnóstico de Covid-19. Nas últimas semanas, a unidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) intensificou atividades de treinamento com as equipes sobre atualização de procedimentos e cuidados na prevenção e combate à pandemia.

O diretor do hospital, Eliabe Wanderley, explica que as atividades frequentes reforçam a importância de práticas de prevenção e controle da disseminação do novo vírus. “São medidas que acompanham o protocolo de atendimento recomendado pelo Governo do Estado, a Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde. Os treinamentos reforçam práticas de segurança de toda equipe e também dos pacientes”, destacou.

Higienização correta das mãos, uso adequado dos equipamentos de proteção individual e boas práticas de gerenciamento dos resíduos de saúde foram os principais tópicos abordados pela equipe do Núcleo de Educação Permanente durante os treinamentos, como explica a coordenadora do setor, Camila de Andrade Silva.

“Iniciamos os treinamentos com os profissionais da limpeza abordando características da Covid-19, formas de transmissão, período de incubação, tratamento, medidas de precaução para aerossóis e contato. Todos os profissionais que vão lidar diretamente com os pacientes acometidos pela doença ou nos espaços de isolamento estão sendo preparados para entender melhor como devem proceder tanto na limpeza, segurança e assistência”, disse.

As capacitações prosseguiram com os auxiliares de serviços gerais, que receberam treinamento sobre identificação, classificação, armazenamento, coleta, transporte e destinação dos resíduos de serviços de saúde, ministrado pelo técnico em Segurança do Trabalho do hospital, Thiago Albuquerque Loiola.

Todas as atividades de capacitação acontecem nos espaços de atuação dos profissionais, com a colaboração das equipes de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (SCIRAS), Serviço Especializado em Engenharia e em Medicina do Trabalho (SESMT) e Núcleo de Educação Permanente (NEP).

Leitos – O Hospital Regional de Balsas mantém estrutura de atendimento aos pacientes com suspeita ou confirmação pelo Covid-19, tanto para casos leves, moderados ou graves. A unidade possui 10 leitos de UTI Adulto, sendo 2 isolamentos que estão reservados especificamente para Casos Graves de Covid-19, e 2 leitos para urgências obstétricas. Para casos de gravidade moderada, possui 6 leitos de clínica para internação. Essa quantidade de leitos pode ser ampliada conforme necessidade. Até dia 24 de abril, apenas um paciente com suspeita permanece em isolamento na unidade de saúde em leito de clínica médica.

O hospital é referência para pacientes da região de Balsas, que inclui os municípios de Alto Parnaíba, Feira Nova do Maranhão, Formosa da Serra Negra, Fortaleza dos Nogueiras, Loreto, Nova Colinas, Riachão, Sambaíba, São Félix de Balsas, São Pedro dos Crentes, São Raimundo das Mangabeiras e Tasso Fragoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *