contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional de Balsas (MA) promove seminário de atualização sobre Coronavírus

19/03/2020

Hospital, gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), atende população de 14 municípios da região Sul do Maranhão

Na última segunda-feira (16/03) a equipe do Hospital Regional de Balsas (MA) realizou seminário de atualização sobre fluxograma de atendimento para prevenção e combate ao Coronavírus (Covid-19). Gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a unidade é referência em saúde na região Sul do estado do Maranhão.

O seminário foi aberto pelo diretor da unidade, Eliabe Wanderley, e a programação contou com três etapas: atualização sobre características do novo Coronavírus e a manifestação da doença, a Covid-19; em seguida, apresentação do fluxograma de atendimento dentro do hospital, e, por fim, notificações e coleta de swabs (cotonete estéril) para o diagnóstico da doença.

As palestras foram conduzidas pela enfermeira do Serviço de Controle de Infecção do hospital, Rayane Araújo, a enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente, Samara Lima, e a enfermeira Patrícia Almeida. “Nós participamos da primeira capacitação geral que aconteceu no Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís, e agora estamos organizando nosso próprio fluxo para orientar sobre o que é a pandemia mundial, características da doença, critérios clínicos e epidemiológicos para definição dos casos suspeitos”, informou Rayane Araújo.

Para a enfermeira é importante que os profissionais tenham atenção para as recomendações de controle de infecção dentro do hospital. “Isso inclui medidas de precaução, utilização de EPI’s, higienização das mãos e etiqueta respiratória. Medidas importantes para evitar a disseminação do vírus e nós, mais do que nunca, precisamos estar preparados para cuidar dos pacientes suspeitos ou contaminados”, pontuou.

O seminário foi organizado pelo Núcleo de Segurança do Paciente, Serviço de Controle de Infecção, Vigilância Epidemiológica, Supervisores, Coordenação de Enfermagem e Administrativa do Hospital Regional de Balsas.

Prevenção estadual – O Governo do Maranhão tem alinhado ações de prevenção e combate ao Coronavírus. Em reunião no dia 17 de março, o governador Flávio Dino conversou com diretores dos hospitais regionais e macrorregionais de todas as regiões em ação integrada de combate ao Coronavírus. “Estamos preparando leitos de UTI, leitos de retaguarda, reforçando o fornecimento de medicamentos e equipamentos de proteção para os profissionais de saúde. Contamos com a mobilização social necessária, com movimento e trabalho. Por isso temos que ter confiança, tranquilidade, serenidade, para que juntos, de mãos dadas, governo e sociedade, possamos vencer esse desafio”, disse.

Nesta mesma reunião com os diretores dos hospitais e UPAs, o governador anunciou a criação de um novo Centro de Testagem, além do que já está em funcionamento na Policlínica Diamante. O novo centro funcionará no Viva Beira-Mar, em área isolada, e nos locais de coleta dos hospitais macrorregionais. “Ainda não temos nenhum caso confirmado de Coronavírus no Maranhão. Mas estamos trabalhando dia e noite, preparando leitos de UTI, leitos de enfermaria, preparando nossos diretores clínicos em todo o estado. Além disso, vamos ampliar o Centro de Testagem e iniciar, nos próximos dias, a checagem de passageiros no aeroporto e na rodoviária”, finalizou o secretário de Saúde, Carlos Lula.

Campanha Profissional Seguro – O Instituto Acqua lançou nesta semana a campanha Profissional Seguro, ação integrada que irá preparar equipe de colaboradores em São Paulo, Maranhão e Mato Grosso do Sul para o combate ao novo Coronavírus, o Covid-19. O planejamento envolve profissionais do Acqua nas áreas da saúde, sustentável, cultura, educação e setores administrativos.

Peças de comunicação foram desenvolvidas e estão sendo compartilhadas nos departamentos com instruções objetivas: quais são os sintomas, como se proteger, quais as medidas a serem tomadas ao diagnosticar os sintomas em si ou em outra pessoa, entre outras. Além disso, material multimídia também será veiculado, garantindo comunicação fluida e clara sobre o tema.

As redes sociais do Instituto também funcionam como agentes na campanha Profissional Seguro, compartilhando informações cruciais para evitar onda de contágio. Já no site do Acqua – institutoacqua.org.br -, uma Landing page exclusiva traz informações mais detalhadas, especialmente aos colaboradores da área da saúde que irão enfrentar o desafio nas unidades nos próximos dias.

Todas as ações educacionais em equipamentos de saúde gerenciados pelo Instituto Acqua estão sendo reestruturadas para acontecer com públicos menores, reduzindo a potencialidade de contágio. Em casos específicos, adiamentos e suspensões poderão ocorrer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *