contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional de Balsas (MA) promove treinamento para implantação do protocolo de medidas de prevenção de infeções por cateter

05/09/2019

Treinamento contribui para redução de incidência de infecções; capacitação faz parte da política de gestão do Instituto Acqua, que administra o hospital em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) 

O Hospital Regional de Balsas (MA) promoveu, na última segunda-feira (02/09), treinamento voltado para implantação do protocolo de medidas de prevenção de Infecção de Trato Urinário Associada a Cateter (ITU-AC). Equipes das clínicas cirúrgica e pediátrica, urgência obstétrica, Unidade Terapia Intensiva (UTI), entre outros setores, participaram do treinamento. A capacitação faz parte da política de gestão do Instituto Acqua em parceria com Secretaria de Estado da Saúde (SES) em qualificar as equipes técnicas das unidades. Com a disponibilização das principais medidas preventivas por meio do protocolo, a redução da incidência de ITU será cada vez maior.

De acordo com a enfermeira Rayane Rodrigues de Araújo, que coordenou o treinamento, a infecção do trato urinário relacionada à assistência à saúde apresenta grande potencial preventivo. “Treinar a equipe da assistência envolvida na inserção, cuidados e manutenção do cateter urinário com relação à prevenção de ITU associada a cateter, incluindo alternativas ao uso do cateter e procedimentos de inserção, manejo e remoção foram abordagens do evento”, pontuou a enfermeira responsável pelo Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (SCIRAS).

Durante o treinamento, Rayane explicou ainda que a problemática continua quando muitos pacientes permanecem com o dispositivo além do necessário, apesar das complicações infecciosas – locais e sistêmicas – e não infecciosas – desconforto para o paciente, restrição da mobilidade, traumas uretrais por tração -, inclusive com o aumento de custos hospitalares e prejuízos ao sistema de saúde público e privado.

“O desafio para prevenir danos aos usuários dos serviços de saúde e prejuízos associados aos cuidados decorrentes de processos da assistência é cada vez maior, portanto, se faz necessária a atualização de protocolos específicos de critérios, diagnósticos e medidas de prevenção para a redução das infecções relacionadas à assistência à saúde”, complementou.

Entende-se como infecção do trato urinário relacionada à assistência à saúde associada ao cateter vesical como qualquer infecção sintomática em paciente com uso de cateter vesical de demora instalado por um período maior que dois dias.

As ITUs são responsáveis por 35% a 45% das infecções relacionadas à assistência à saúde em pacientes adultos, com densidade de incidência de 3,1 a 7,4/1000 cateteres/dia. Aproximadamente de 16% a 25% dos pacientes de um hospital serão submetidos ao cateterismo vesical, de alívio ou de demora, em algum momento de sua hospitalização.

“Esperamos que os profissionais coloquem em prática o que foi abordado no treinamento e que leiam o protocolo que ficará em cada setor, como forma de aprofundar o conhecimento quanto às recomendações para prevenção de ITU-AC e, dessa forma, nós possamos alcançar o objetivo do protocolo, que é contribuir com a redução de incidência de ITU relacionada à assistência à saúde”, concluiu a enfermeira responsável pelo SCIRAS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *