contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional de Balsas (MA) realiza treinamento em preparação para selo Hospital Amigo da Criança

19/11/2021

Certificação é conferida pelo Ministério da Saúde às unidades que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pela Unicef e OMS; hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Neste mês, profissionais de saúde do Hospital Regional de Balsas, no Maranhão, participaram de treinamento para atualização de conhecimentos e melhorias na assistência em saúde com ações direcionadas para o aleitamento materno. No hospital funciona maternidade com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e a capacitação visa a obtenção do selo de Hospital Amigo da Criança, conferido pelo Ministério da Saúde. O hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Integraram a capacitação 68 profissionais de saúde, entre enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e nutricionistas dos setores de urgência e emergência, obstetrícia, neonatologia e terapia intensiva. Entre os temas abordados na capacitação foram apresentados os 10 passos do Hospital Amigo da Criança, os critérios globais sobre cuidados com a mulher, a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactantes e Crianças da Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL), informações sobre práticas de Aleitamento Materno (composição, vantagens, doenças relacionadas, aconselhamento, ingurgitamento, ordenha, postura, posição e pega) e Nutrição da Lactante.

O treinamento aliou teoria e prática, com orientações aplicadas às pacientes internadas e acompanhantes. No encerramento das atividades, a pediatra Letícia Mullich realizou roda de conversa sobre o processo de credenciamento do Selo IHAC junto aos médicos obstetras e pediátricos do hospital.

Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) – IHAC é um selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Unicef e OMS. Para ser amigo da criança, o hospital deve, também, respeitar outros critérios, como o cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto, garantir livre acesso à mãe e ao pai e permanência deles junto ao recém-nascido internado, durante 24 horas, e cumprir a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL).

Entre os critérios avaliados estão a capacitação das equipes de saúde, a aproximação imediata da mãe e do bebê após o parto, o contato pele a pele, a disponibilização de alojamento conjunto, entre outros. Com o reconhecimento por meio do Selo Amigo da Criança, as unidades recebem recursos em base na realização de partos, tanto normal quanto cesárea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *