contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional de Balsas (MA) realiza treinamento sobre assistência a pessoas com HIV

14/12/2020

Atividade integra campanha Dezembro Vermelho. Unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Profissionais do Hospital Regional de Balsas (MA) participaram, na última semana, de treinamento sobre assistência a pessoas com HIV. A capacitação foi conduzida pela enfermeira-obstetra e neonatologista, Zoete da Costa Tavares, e pela enfermeira especialista em gestão municipal de IST, HIV, Aids e Tuberculose, Shirleide Doxa de Sousa Matias. O hospital é administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

No primeiro dia de atividades, em (08/12), os profissionais atualizaram conhecimentos sobre fluxo e práticas de aplicação dos testes rápidos de detecção de infecções sexualmente transmissíveis e quais tipos de atendimento devem ser feitos na unidade de saúde, em casos de acidente ocupacional, violência sexual, assistência a gestante diagnosticada ou não com HIV e também crianças expostas ao vírus. “Apresentamos ainda um apanhado sobre dados epidemiológicos de gestantes com HIV no Brasil, as principais portas de entrada destas pacientes no hospital regional”, ressaltou a enfermeira Shirleide Matias.

A segunda etapa do treinamento, realizada em (09/12), contou com palestra que reforçou aspectos técnicos referentes aos testes rápidos, a realização correta e formas de rastreio do vírus e infecções para evitar transmissões verticais, como explica a enfermeira e supervisora da maternidade, Zoete Tavares. “A maternidade do Hospital Regional é porta de entrada para gestantes com HIV. A gente consegue diagnosticar as pacientes com essas infecções para iniciar o tratamento antes do parto e diminuir o risco da transmissão vertical. Antes e depois do parto elas recebem assistência pela equipe médica, psicólogos e assistentes sociais. Além de ser referenciadas para acompanhamento pelo programa HIV/Aids do município”, pontuou.

Transmissão vertical – A transmissão vertical é a passagem de uma infecção ou doença da mãe para o bebê. O diagnóstico precoce (com uso de testes rápidos) e a atenção adequada no pré-natal reduzem a transmissão vertical. A presença de IST na gestação pode afetar a criança e causar complicações, como aborto, parto prematuro, doenças congênitas ou morte do recém-nascido.

Dezembro Vermelho – A campanha tem objetivo de sensibilizar a população sobre a prevenção e o tratamento precoce contra o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), a Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O Ministério da Saúde registrou cerca de 920 mil pessoas vivem com HIV no Brasil: 89% delas foram diagnosticadas, 77% fazem tratamento com antirretroviral e 94% das pessoas em tratamento não transmite o HIV por via sexual, por terem atingido carga viral indetectável. Até outubro deste ano, cerca de 642 mil pessoas estavam em tratamento com antirretroviral, enquanto, em 2018, eram 593.594 pessoas em tratamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *