contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional de Balsas (MA) realiza treinamentos em segurança do paciente

02/12/2020

Atividades integram processo contínuo de melhoria da assistência em saúde na unidade gerenciada pelo Instituto Acqua e SES

Equipes de saúde do Hospital Regional de Balsas, no Sul do Maranhão, têm promovido capacitações aos profissionais e colaboradores da unidade de saúde. O hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES). Em novembro, foram realizadas capacitações em segurança na prescrição de medicamentos e sobre medidas de prevenção de infecção primária de corrente sanguínea, nos dias 20 e 27.

“Segurança na prescrição, uso e Administração de Medicamentos” foi o tema da capacitação promovida pelo farmacêutico Gleyson Tácido Gomes Reis e pela enfermeira Samara Lima da Silva – direcionada a médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos e auxiliares de farmácia. De acordo com a coordenadora de enfermagem do hospital, Madaisa de Sousa, o controle de medicamentos é fundamental na garantia da segurança do paciente durante a assistência.

“Existe um protocolo de segurança do paciente implantado na unidade, que trata sobre a segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos. Esse protocolo objetiva promover práticas seguras no uso de medicamentos dentro da unidade, prevenindo erros de medicação e consequentemente minimizando riscos de danos à saúde do paciente. O treinamento abordou também orientações para o preparo e uso seguro de medicamentos injetáveis, questões como armazenamento, estabilidade, diluição, tempo de infusão dos medicamentos”, explicou.

A segunda capacitação apresentou medidas de prevenção de infecção primária de corrente sanguínea e foi ministrada pela enfermeira Rayane Araújo e pela infectologista Ana Saldanha. O objetivo foi orientar os profissionais de saúde sobre as principais indicações de uso de cateter venoso central (CVC), recomendações durante a inserção do cateter, adesão da verificação das práticas de inserção segura, cobertura, fixação e estabilização do cateter, manutenção, troca e remoção destes dispositivos.

“A Anvisa nos informa que a infecção primária de corrente sanguínea é a infecção relacionada a cuidados em saúde de maior potencial preventivo que existe. Em torno de 65 a 70% dos casos podem ser prevenidos com medidas adequadas, como a adesão aos bundles de inserção e otimização das práticas de manutenção dos dispositivos”, disse Rayane.

As capacitações integram a prática diário de cuidado com o paciente e são organizadas pelo Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Regional de Balsas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *