contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados (MS) está preparado para receber pacientes com Covid-19

08/05/2020

Hospital adequou 32 leitos clínicos para receber pacientes; Unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua por meio de parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

O Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados (MS), gerenciado pelo Instituto Acqua por meio de parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Mato Grosso do Sul, está com 32 leitos clínicos preparados para atender pacientes com Covid-19. Referência para 33 munícipios, a unidade realiza demandas de baixa e média complexidade e procedimentos cirúrgicos. Em decorrência da suspensão destas cirurgias, conforme decreto (Pandemia Covid-19), o Governo do Estado, por intermédio da SES, viabilizou os leitos e atendimentos para a macrorregião do município de Dourados.

“Reorganizamos o fluxo e dividimos em área assistencial e administrativa. Foi programada uma escala para duas frotas por período para otimizar o uso dos equipamentos de proteção individual, EPIs. Estamos com 32 leitos equipados, sendo que dois destes são para estabilização de pacientes”, afirmou a diretora-geral, Patrícia de Oliveira.

O hospital, que antes atendia somente procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos, teve que se adequar para a nova mudança de fluxo de pacientes. A médica e coordenadora da equipe de plantonistas, Letícia Maroclo, explica as adequações que ocorreram no grupo assistencial.

“Realizamos diversos treinamentos para equipe de enfermeiros e médicos, foram providenciados todos os EPIs necessários para a equipe atender a população com segurança. Além disso, ampliamos a equipe médica e contamos com médicos diaristas e plantonistas 24h, se houver alguma intercorrência”, ressaltou.

Os pacientes com diagnóstico de Covid-19 serão encaminhados pela regulação municipal por meio do sistema CORE (Complexo Regulador Estadual).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *