contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados (MS) promove palestra sobre HIV

13/12/2019

Métodos de profilaxia e uso de preservativo foram temas debatidos em alusão à Campanha Dezembro Vermelho; hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

O Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados (MS), gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Mato Grosso do Sul, promoveu na última quinta-feira (12/12) palestra em prol da Campanha Dezembro Vermelho que marca o mês de luta e conscientização contra HIV/Aids e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis. O infectologista, Daniel Abrahão, orientou sobre prevenção e tratamento.

“É importante reforçar sobre o tema para que o profissional saiba o que fazer e quem procurar em caso de contato com sangue. Hoje na rede contamos com dois métodos de profilaxia que é a Pré-Exposição (PrEP) e a Pós-Exposição (PEP). A PEP deve ser iniciada logo após a exposição de risco, em até 72 horas; e deve ser tomada por 28 dias. Já a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) ao HIV é o uso preventivo de medicamentos antes da exposição ao vírus do HIV, reduzindo a probabilidade da pessoa se infectar. Lembrando sempre que o medicamento não protege contra doenças sexualmente transmissíveis”, explicou o médico.

Após a palestra houve roda de conversa sobre mitos e verdades da forma de contágio, transmissão, diagnóstico e tratamento do HIV. A responsável técnica da enfermagem, Gislene Martins, destacou a importância da orientação aos profissionais de saúde. “Nossos colaboradores têm contato direto com pacientes ao puncionar uma veia, por exemplo. Em prol da segurança desses profissionais realizamos capacitações para prevenir a doença e desmistificar sobre as formas de contágio”, ressaltou.

Campanha – Com objetivo de sensibilizar a população sobre a prevenção e o tratamento precoce contra o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), a Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), é realizada mobilização nacional denominada Dezembro Vermelho. De acordo com dados do Ministério da Saúde, atualmente, 75% das pessoas vivem com o vírus e conhecem seu estado sorológico. A meta da Organização das Nações Unidas (ONU) é garantir que até 2020 esse número alcance 90%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *