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Hospital Regional de Ponta Porã (MS) completa um ano sob gestão Acqua

02/04/2020

Referência em atendimentos na região sul do estado, hospital contou com grandes avanços como reativação de leitos, redução no tempo de espera por cirurgias e aquisição de equipamentos

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), acaba de completar um ano de gestão do Instituto Acqua, que administra o equipamento em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Mato Grosso do Sul. Entre março de 2019 até março de 2020 foram realizados 73.214 exames, 9.125 internações, 1.585 pequenas cirurgias ambulatoriais e 1.550 partos. São 78.435 mil atendimentos em doze meses.

Os números revelam o aumento da capacidade de produção e efetividade. O diretor-geral da unidade, Demetrius do Lago Pareja, ressaltou as conquistas. “Assumimos a gestão com o hospital completamente desestruturado, sem condições de atendimento e lutamos durante 12 meses para chegarmos hoje com uma organização fantástica e sermos referência para os casos de Covid-19 e outras urgências e emergências”, afirmou o diretor.

Dentre avanços conquistados pelo hospital estão a reativação de leitos, redução no tempo de espera por cirurgias e dos atendimentos no Pronto-Socorro, agilidade das cirurgias eletivas, exames, aquisição de novos mobiliários e equipamentos. Além disso, contou com a ampliação de serviços e especialidades inéditas, como as consultas psiquiátricas, cirurgia vascular, fonoaudiologia, exames diagnósticos de endoscopia, colonoscopia e ultrassonografia com doppler vascular. Também com a implantação de sala de medicação especial para as crianças e sala semi-intensiva e reinauguração da brinquedoteca.

Testes da orelhinha e linguinha, exames que têm objetivo de detectar problemas auditivos e alterações na língua que podem causar dificuldades para o bebê na hora de amamentar, mastigar e falar, também foram implantados no hospital, em junho do ano passado. Em março deste ano, foram instaladas 61 campainhas eletrônicas nos leitos das enfermarias da ortopedia e clínica médica. O sistema faz parte das medidas de segurança do paciente e permite que o mesmo acione a equipe de enfermagem do próprio leito.

“Parabenizo todos os colaboradores que são merecedores de elogios pelo fantástico trabalho em equipe. Seguimos lutando na estruturação da unidade para a pandemia de Covid-19 e estamos com êxito e motivados a enfrentar mais esse desafio em prol da saúde da população de Ponta Porã e região”, pontuou Demetrius do Lago Pareja.

Samir Siviero, diretor-presidente do Instituto Acqua, avalia a gestão aplicada pela instituição diante da renovação do hospital. “Tivemos ótimo retorno das pesquisas de satisfação com a população regional que avaliou positivamente o hospital nesse período. Passamos por grandes desafios no início da gestão, e agora não é diferente. O momento exige ainda mais trabalho e dedicação. Mas o Acqua está investimento em capacitações, insumos e humanização para cada vez mais atender os pacientes com qualidade. Também agradecemos a Secretaria de Estado da Saúde e Prefeitura de Ponta Porã pelas parcerias e atenção com nossa administração”, garante.

Satisfação popular – O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto obteve aumento no índice de aprovação popular em pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas de Mato Grosso do Sul (IPEMS). O estudo entrevistou 400 pessoas entre os dias 25 e 26 de setembro de 2019 e avaliou o atendimento prestado pela unidade. Dos entrevistados, 51,33% avaliaram o atendimento como bom ou ótimo, enquanto 29,60% indicaram como regular – no total mais de 80% aprovaram o atendimento. Em comparativo realizado com o mês de junho do ano passado, período que foi registrada aprovação de 29,64%, houve aumento de 20% até atingir o crescimento que ultrapassa 50% de aprovação.

A pesquisa revelou ainda números sobre a satisfação dos usuários quanto atendimentos de profissionais que atuam em três áreas. A recepção registrou aprovação de 69,24%, enfermagem pontuou positivamente com 66,73% e a classe médica somou 65,12% da validação popular. Outro dado importante revelado pela análise indica queda do índice de desaprovação. Em junho de 2019, 31,99 % da população apontava os serviços do hospital como ruim/péssimo. No mês de setembro, apenas 14,54% desaprovou o atendimento.

Referência – O hospital atende população de mais de 200 mil habitantes dos oito municípios da região sul do estado e conta com 121 leitos, sendo 10 destinados a cirurgia geral, 19 ortopedia e traumatologia, 32 leitos para clínica geral, 17 obstetrícia, 3 ginecologia, 4 psiquiatria e 26 leitos para a pediatria. O Hospital Regional de Ponta Porã também possui 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A atenção à saúde oferecida envolve assistência humanizada, integral e contínua, bem como acolhimento dos pacientes com uso de protocolo de classificação de risco, além de equipe multiprofissional.

Durante a pandemia Covid-19 a unidade tem sido referência no tratamento para pacientes com sintomas respiratórios, o que mobilizou a ampliação de novos leitos de isolamento e UTI respiratória. Foi criado um comitê de crise com intuito de atualizar a equipe multidisciplinar, conduzir estratégias e protocolos para otimizar o atendimento e conter a disseminação do vírus.

 

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