contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional de Ponta Porã (MS) implanta colegiado gestor

12/04/2020

Modelo de gestão participativa auxilia equipe na tomada de decisões e criação de projetos; unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Colaboradores do Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), participaram na última quinta-feira (09/04) de reunião para implantação do colegiado gestor. A iniciativa faz parte da Política Nacional de Humanização (PNH) do Sistema Único de Saúde (SUS). É composta por grupo de profissionais representantes de cada setor e tem objetivo de realizar trabalho articulado em equipe na tomada de decisões. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Mato Grosso do Sul.

“O colegiado gestor é um espaço coletivo que facilita a comunicação com os setores e trazemos as problemáticas e resolutividade. Nas reuniões também são debatidos projetos, metas que serão desenvolvidas com o comprometimento da equipe. Nosso intuito é nortear as ações em conjunto, proporcionando assistência de qualidade e eficaz aos pacientes da rede SUS”, explicou a enfermeira Sandra Morais, especialista em gestão do SUS.

Para a gerente de enfermagem, Edna Cândido, o colegiado é fundamental para integrar a equipe na tomada de decisões. “Por meio do colegiado ampliamos a comunicação entre as equipes, otimizamos a resolução de problemas e implantação de projetos e avaliamos a qualidade da assistência prestada aos pacientes”, afirmou.

Colegiado gestor –  De acordo com o Ministério da Saúde, a iniciativa faz parte da Política Nacional de Humanização da gestão e da atenção em saúde (HumanizaSUS) e incentiva a implantação de Colegiados Gestores nos serviços de saúde como dispositivo de humanização, sendo um espaço coletivo e democrático, com função deliberativa, para ampliar o grau de comunicação entre equipe, gestores e usuários e assim aumentar a qualidade dos serviços de saúde.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *