contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional de Ponta Porã (MS) implanta Encontro de Gestantes

16/02/2021

Iniciativa orienta gestantes sobre parto humanizado; unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

A maternidade do Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), acaba de implantar o projeto Encontro de Gestantes. As atividades iniciaram neste mês com roda de conversas entre gestantes, orientações sobre parto humanizado, cuidados com o recém-nascido e visita à maternidade. O hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“Os encontros serão mensais e fazem parte das ações do programa Rede Cegonha com o objetivo de orientar, tirar dúvidas e familiarizar as parturientes com o ambiente da maternidade. Por conta da pandemia estamos realizando os encontros apenas com as pacientes do ambulatório obstétrico e da maternidade em fase final da gestação”, afirmou a coordenadora da maternidade, Marília Leite.

Priscila Aiude, 33 anos, com 38 semanas de gestação, recebeu o convite para participar do encontro durante uma consulta obstétrica. “A iniciativa é excelente, as profissionais tiram nossas dúvidas e nos preparam para o parto, também visitamos as salas de parto”, disse. Para Lara Rios, 22 anos, gestante do primeiro filho, a iniciativa é fundamental. “Acredito que essas reuniões ajudarão muitas mães que assim como eu querem o parto normal e estão com dúvidas”, afirmou.
O hospital é credenciado pelo projeto Rede Cegonha, programa do Sistema Único de Saúde (SUS) que propõe a melhoria do atendimento às mulheres durante a gravidez, parto e o pós-parto, e ao recém-nascido e às crianças até dois anos.

A coordenadora explica os benefícios das atividades entre as gestantes. “Acreditamos que o parto começa bem antes do nascimento, por isso fazemos esse trabalho de educação e conscientização das gestantes. Aqui é o espaço ideal para elas tirarem dúvidas com profissionais capacitados e se preparem para o parto. Estudos indicam que quando a mãe está familiarizada ela possui um trabalho de parto mais tranquilo e consciente”, explicou Marília Leite.

Maternidade – A maternidade do Hospital Regional de Ponta Porã conta com 20 leitos dispostos com alojamento conjunto, três salas PPP (pré-parto, parto e pós-parto), uma sala de estabilização para recém-nascido, uma sala de classificação de risco obstétrico, sala de observação, uma sala com banheira para terapia, consultório médico e solarium para realização de encontros educacionais e arejamento para as gestantes.

Mães e recém-nascidos da maternidade recebem, na alta hospitalar, kit de higiene chamado ‘Pequeno Sul-Mato-Grossense’ composto por fraldas, toalha, frasco de álcool em gel, pacote de gazes, algodão, sabão glicerinado e pomada para assadura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *