contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional de Ponta Porã (MS) inicia ações da Campanha Outubro Rosa

08/10/2020

Palestras, orientações sobre autoexame e coleta de preventivo fazem parte da programação da campanha na unidade administrada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), iniciou na última quarta-feira (07/10) ciclo de atividades em prol da prevenção ao câncer de mama e colo de útero. A abertura da campanha contou com palestra sobre a bioestatística dos casos de neoplasia de mama e de colo de útero e sobre o tema “Quanto antes melhor”. Além das palestras, estão programadas atividades semanais durante o mês de outubro. O hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“A programação da campanha foi pensada em incentivar a prevenção e alertar os riscos dessa doença que acomete inúmeras mulheres todos os anos. Teremos atividades ao ar livre com orientações sobre os autoexames das mamas e durante o mês de outubro vamos disponibilizar exame preventivo de câncer de colo do útero para todas as colaboradoras da unidade”, disse a enfermeira obstetra, Marília Leitte.

Durante a ação, o psicólogo Gabriel Goldoni Flores abordou sobre a suporte emocional no tratamento da doença. “É importante oferecer suporte emocional para que a paciente compreenda a fase que está passando. Saúde não significa falta de doença, mas bem estar, físico e psicológico. Temos que empoderar essas pacientes para viver da melhor maneira possível o processo de reabilitação”, explicou.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que para cada ano do triênio 2020 e 2022, sejam diagnosticados no Brasil 66.280 novos casos de câncer de mama, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

A programação segue com palestras e oficinas semanais sobre o autoexame e prevenção de câncer de mama, colo de útero e coleta de exame preventivo (Papanicolau) para as colaboradoras da unidade até dia 30 de outubro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *