contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional de Ponta Porã (MS) inicia atividades da Campanha Novembro Azul

10/11/2020

Orientações sobre a saúde do homem e prevenção ao câncer de próstata estão na programação; unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Mato Grosso do Sul

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), iniciou na última semana ciclo de palestras em prol da saúde do homem e prevenção ao câncer de próstata. A iniciativa integra a Campanha Novembro Azul, movimento mundial que reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Mato Grosso do Sul.

“A programação está voltada para conscientizar, prevenir e alertar sobre a importância do diagnóstico precoce. O câncer de próstata é curável em quase 90% dos casos, quando diagnosticado precocemente, maiores são as chances de cura”, disse o coordenador de enfermagem da UTI, Cássio Humberto Rocha.

A palestra de abertura foi conduzida pelo médico urologista, Faisal Augusto Alderete Esgaib, ele ressaltou sobre a importância do diagnóstico de câncer de próstata e câncer de pênis, prática de hábitos saudáveis, higiene masculina e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

“Estudos indicam que homens brasileiros vivem, em média, 7,2 anos a menos que as mulheres. Isso nos traz um alerta sobre a seriedade da campanha em promover ações de incentivo à saúde do homem e prevenção ao câncer de próstata, segundo mais comum entre os homens. A detecção é feita por meio do toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico)”, afirmou o médico.

Durante a semana há para os colaboradores aferição de pressão arterial, teste de glicemia, avaliação de peso e mensuração do índice de massa corpórea. A programação segue com palestras, orientações para pacientes e colaboradores até o dia 25 de novembro.

Campanha – O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. Em 2011, a campanha Novembro Azul foi lançada no Brasil pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, para conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *