contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional de Ponta Porã (MS) instala estrutura para pacientes com dengue

27/03/2020

Tenda conta com poltronas, ar-condicionado e TV para pacientes que irão passar por soroterapia; medida ajuda a otimizar atendimentos

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), acaba de instalar tenda para auxiliar no atendimento a pacientes com dengue. A medida foi implantada com objetivo de otimizar o fluxo de atendimento e diminuir o tempo de espera durante o período de pandemia do Covid-19.

“A tenda tem 30 metros quadrados e está equipada com poltronas, ar-condicionado e TV para os pacientes receberem a soroterapia. Também contamos com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde que nos auxiliou com médicos e enfermeiros”, explicou o médico e diretor-técnico do hospital, Antonio Martinussi.

O médico ressalta que os pacientes com sintomas de dengue serão triados na carreta da saúde, instalada em área próxima, e encaminhados para a tenda. “Assim que esse paciente com suspeita de dengue for triado, ele passa pelo médico e recebe a medicação na tenda. Neste ambiente também é coletado o exame. Nosso intuito é reduzir o tempo de espera e desafogar o fluxo para os pacientes do Covid-19. Também contamos com o apoio da prefeitura que está atendendo os casos de dengue em outra estrutura”, afirmou.

Carretas da Saúde – O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto também conta com duas carretas da saúde para auxiliar nos casos suspeitos de Coronavírus. As unidades móveis foram disponibilizadas pela Prefeitura de Ponta Porã e Secretaria Municipal de Saúde e vão dar suporte ao novo fluxo de atendimentos aos pacientes. Uma carreta será destinada para triar pacientes com sintomas de Covid-19, tais como: tosse, febre, dor de garganta, espirro, coriza e falta de ar. A outra carreta será para triar pacientes com outras urgências e emergências, incluindo outras síndromes respiratórias.

Após a triagem, o paciente com sintomas de Coronavírus seguirá por uma área específica de isolamento, paramentado com máscara e devidas precauções. Dentro dessa área, há uma equipe específica com roupas e materiais de proteção individual, sala de estabilização respiratória com monitores, respiradores e uma Unidade de Terapia Intensiva com capacidade para 10 leitos.

Casos de Dengue – De acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), foram registradas 36.655 notificações por dengue, sendo 13.621 casos confirmados da doença no estado, neste ano. No ano passado foram confirmados 1.099 casos da doença em Ponta Porã e total de 40.362 casos no estado. Neste ano, foram confirmados 69 casos de 1.688 notificações na cidade de Ponta Porã.

Um comentário em “Hospital Regional de Ponta Porã (MS) instala estrutura para pacientes com dengue”

  1. Yolanda Cristina disse:

    Excelente trabalho graças a Deus parabéns pref HÉLIO Peluffo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *