contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional de Ponta Porã (MS) investe em colchões pneumáticos para pacientes

27/11/2019

Novos colchões promovem conforto e segurança aos pacientes; unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua por meio de parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Mato Grosso do Sul

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), acaba de adquirir 30 colchões pneumáticos automáticos para uso de pacientes. A medida faz parte do Programa de Segurança do Paciente e tem o intuito de prevenir lesão por pressão em pacientes acamados por longos períodos. Os colchões foram instalados nos 10 leitos da UTI e distribuídos entre as clínicas ortopédica, médica e Pronto Socorro. O hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“O colchão com pressão alternada possui um papel positivo na prevenção de lesões por pressão que geralmente são causadas em pacientes acamados. O colchão faz com que uma mesma zona do corpo esteja em contato com diferentes graus de pressão simultaneamente. Ajuda a minimizar os picos de pressão, protegendo as zonas de risco”, explicou a gerente de enfermagem, Edna Cândido.

Catalina Aparecida Rojas, 48 anos, está acompanhando a mãe, Salvadora Martins Rojas, 74 anos, internada na clínica médica com pneumonia. Ela elogiou a iniciativa. “Minha mãe é uma paciente que exige um cuidado diferenciado e por ser acamada o colchão adequado auxilia no tratamento dela. Excelente iniciativa em prol do conforto dos pacientes”, comentou.

Paciente Seguro – O Hospital Regional de Ponta Porã é um dos três hospitais do Mato Grosso do Sul que integra o projeto Paciente Seguro. A iniciativa é coordenada pelo hospital de excelência Moinhos de Vento, em parceria com o Ministério da Saúde por meio do PROADI-SUS. Uma das medidas do programa é promover ações para a implantação de práticas seguras. Com isso, a aquisição dos novos colchões faz parte da meta de prevenção de úlceras por pressão e promove segurança aos pacientes acamados.

O hospital atende mais de 200 mil habitantes dos oito municípios da região sul do estado e conta com 107 leitos, 29 destinados às Clínicas Cirúrgica e Ortopédica, 20 para a maternidade, 16 leitos na Clínica Pediátrica e 32 na Clínica Médica. O Hospital Regional de Ponta Porã também possui 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Um comentário em “Hospital Regional de Ponta Porã (MS) investe em colchões pneumáticos para pacientes”

  1. Daiani disse:

    Faço parte da equipe de enfermagem do hospital e tenho orgulho de falar que no quesito de segurança do paciente estamos evoluindo, pra que o paciente sinta-se melhor a cada dia .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *