contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional de Ponta Porã (MS) promove ação alusiva ao combate à obesidade infantil

04/06/2019

Evento orientou pais e crianças sobre os riscos da obesidade na infância e na adolescência; atividades lúdicas e degustação de alimentos sem açúcar fizeram parte da ação

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), unidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), promove ação de conscientização ao combate à obesidade infantil. O evento, realizado na tarde desta terça-feira (04/06) na brinquedoteca da pediatria, orientou pais e crianças sobre os riscos da obesidade na infância e na adolescência. Os nutricionistas da unidade desenvolveram degustação de frutas, alimentos sem açúcar e atividades lúdicas para as crianças internadas.

“Nosso foco é conscientizar as mães e crianças sobre a importância de uma alimentação saudável, evitando doenças e prevenindo a obesidade infantil, para que eles se tornem adultos conscientes com desenvolvimento saudável. Trouxemos jogos de memória e plaquinhas para explicar os benefícios das frutas, verduras e legumes. As crianças interagiram com cada atividade”, disse a nutricionista clínica do hospital, Monica Barreto.

Mães e crianças participaram das brincadeiras e da degustação de bolo sem açúcar e frutas. A estudante de medicina, Marcia Moraes, está acompanhando o filho, Eugênio Ribeiro Moraes, 9 anos, internado na pediatria. “Essa atividade foi excelente. Meu filho foi bem participativo. Ele é acostumado a se alimentar de forma saudável em casa. Creio que todos os pais tinham que ter acesso a essa conscientização para a saúde e bem-estar das crianças”, comentou.

Durante uma roda de conversa, a nutricionista alertou sobre o consumo excessivo de alimentos industrializados, ricos em açúcares e gorduras. “Podemos apresentar os alimentos para as crianças com formas diferenciadas, interagindo e estimulando a participação na preparação dos alimentos. A conscientização deve ser feita a partir da infância para que seja um adulto com escolhas saudáveis”, enfatizou Monica.

“Eu e meu filho amamos o bolinho, nem parece que não tem açúcar. Como moro em área rural, costumo oferecer verduras e hortaliças diretas da nossa horta. Na palestra, aprendi algumas receitas e dicas de como aproveitar melhor esses alimentos”, contou a trabalhadora rural, Gisele Aparecida Moura, mãe do Vitor Moura Santos, 4 anos.

Conscientização – O Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil é celebrado em 3 de junho e integra a conscientização da população sobre os cuidados necessários para combater esta doença que afeta milhares de crianças. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 41 milhões de crianças menores de cinco anos sejam obesas ou estejam acima do peso no mundo. A alimentação oferecida aos pacientes e colaboradores no Hospital Dr. José de Simone Netto é balanceada e acompanhada por nutricionistas clínicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *