contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional de Ponta Porã (MS) promove blitz de prevenção de quedas

16/12/2019

Ação orientou pacientes e acompanhantes; unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Mato Grosso do Sul

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), promoveu na última sexta-feira (13/12) blitz educativa em prol da prevenção de quedas dos pacientes da clínica ortopédica. A ação faz parte de uma das metas do Programa Paciente Seguro e teve objetivo de orientar profissionais de saúde e pacientes sobre o risco de quedas e prevenir lesões. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“Participamos do Programa Paciente Seguro e uma das nossas metas é reduzir o índice de quedas. Temos uma grande preocupação com relação a queda do paciente no hospital e o risco de danos à saúde, pois suas consequências podem variar de simples lesões até fraturas graves e morte. Essas ações auxiliam no trabalho de prevenção e reforçam o cuidado humanizado que temos com nossos pacientes”, ressaltou a coordenadora da clínica cirúrgica e ortopédica, Luanna Bastos Adriano.

O técnico de enfermagem, Paulo Henrique Lopes, realizou blitz educativa e entregou panfletos para orientar pacientes e acompanhantes. “Todos os pacientes são orientados quanto aos riscos e as medidas de prevenção, com essa blitz reforçamos as recomendações da equipe de enfermagem”, disse.

O Hospital Regional de Ponta Porã é um dos três hospitais do Mato Grosso do Sul que integram o projeto Paciente Seguro. A iniciativa é coordenada pelo hospital de excelência Moinhos de Vento, em parceria com o Ministério da Saúde por meio do PROADI-SUS.

A unidade atende mais de 200 mil habitantes dos oito municípios da região sul do estado e conta com 107 leitos, 29 destinados às Clínicas Cirúrgica e Ortopédica, 20 para a maternidade, 16 leitos na Clínica Pediátrica e 32 na Clínica Médica. O Hospital Regional de Ponta Porã também possui 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *