contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional de Ponta Porã (MS) realiza primeiro parto em paciente com Covid-19

18/12/2020

Hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

A maternidade do Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), realizou na última sexta-feira (11/12) o primeiro parto em paciente com Covid-19. Mariana Fogaça Aquino, 26 anos, deu a luz a um menino de 2.960 kg e 51 cm. Mãe e bebê foram assistidos em parto humanizado pela equipe da maternidade. A unidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) é referência em atendimento de casos do novo coronavírus.

“O parto foi conduzido de forma humanizada seguindo todos os protocolos de atenção a parturiente com Covid-19. Nossa equipe é treinada para conduzir este tipo de ação. A pandemia não restringiu que os profissionais oferecessem condutas e medidas do parto humanizado e políticas da rede cegonha para o binômio (mãe e filho)”, afirmou a coordenadora da maternidade, Marília Leite.

A paciente teve sintomas leves e testou positivo para Covid-19 na semana do parto, ela elogiou o atendimento. “Fomos bem assistidos pelos profissionais de saúde desde que chegamos. Eles disponibilizaram uma equipe para ficar conosco na área Covid. Tudo correu bem e o atendimento foi excelente, superou as nossas expectativas”, disse.

O diretor-técnico, Antonio Martinussi, destaca o trabalho desenvolvido durante a pandemia da Covid-19. “O hospital está equipado com toda assistência multidisciplinar de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas intensivistas 24 horas por dia, equipamentos de proteção individual adequados e capacitação constante dos colaboradores.”, ressaltou.

Referência – O hospital é referência para casos de Covid-19 e conta com 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 20 leitos clínicos respiratórios. Dentro dessa área há equipe específica com roupas e materiais de proteção individual, sala de estabilização respiratória com monitores e respiradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *