contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional de Ponta Porã (MS) recebe doação de 50 protetores faciais fabricados em impressora 3D

08/05/2020

Protetores faciais reforçam segurança de profissionais e foram doados pelo IFMS; hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Referência para os casos suspeitos ou confirmados de Covid-19, o Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), recebeu na última quinta-feira (07/05) a doação de 50 protetores faciais. Os equipamentos de proteção individual (EPIs) foram entregues pelo Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS), campus Ponta Porã, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP). O hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Mato Grosso do Sul.

“Agradecemos a disposição do Instituto Federal pela doação, será muito útil para nossos colaboradores se protegerem e evitar riscos de contaminação. A utilização dos equipamentos de proteção individual é um item obrigatório e faz parte do protocolo exigido pelo Ministério da Saúde”, disse o diretor-geral da unidade, Demetrius do Lago Pareja.

 

Os protetores faciais são fabricados em impressora 3D com material plástico e folhas de acetato transparente. O diretor de administração do campus do IFMS, José dos Santos Ferreira, ressalta que a produção das máscaras é realizada pelo curso de informática.

“Em vista da pandemia, o Instituto Federal procurou utilizar formas para contribuir com a sociedade. A produção dessas máscaras já acontecia na unidade pelo curso de informática em atividades internas com nossos alunos e decidimos ampliar para contribuir com a segurança dos profissionais que atuam em hospitais e unidades de saúde”, ressaltou.

A utilização adequada de EPIs reforça segurança aos profissionais que estão na linha de frente no combate ao Coronavírus. Desde o início da pandemia até o agora, a unidade já adquiriu 50 mil máscaras cirúrgicas, quatro mil máscaras N95, três mil litros de álcool 70%, 200 litros de álcool gel, 60 mil toucas, 60 proteções para pés, 20 mil aventais de manga longa, 300 óculos de proteção, 200 protetores faciais e mil unidades de macacão.

Referência para Covid-19 – O hospital atende população de mais de 200 mil habitantes dos oito municípios da região sul do estado, conta com 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e é referência na microrregião para o tratamento dos casos de Covid-19. A unidade adequou setor próprio para pacientes com sintomas respiratórios. Dentro dessa área há equipe específica com roupas e materiais de proteção individual, sala de estabilização respiratória com monitores, respiradores e uma Unidade de Terapia Intensiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *