contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional de Ponta Porã (MS) recebe representantes da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS)

16/10/2020

Representantes conheceram política local de enfrentamento à Covid-19 no hospital gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), recebeu na última quarta-feira (14/10) representantes da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). As médicas Beatriz Perondi e Ho Yeh Li visitaram a unidade para conhecer a política local de enfrentamento à Covid-19 e trocar experiências no combate à pandemia do novo coronavírus. A unidade hospitalar é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“A pandemia iniciou de forma desigual em diversas regiões do mundo. O mesmo se aplica ao Brasil, que tem dimensões territoriais continentais e características populacionais totalmente distintas. Desta forma, o comportamento da epidemiologia foi diferente. Neste momento, algumas áreas estão em declínio dos casos e outras ainda em crescimento. Por isso, a troca de experiências entre diferentes municípios e estados traz oportunidades de melhoria evitando que todos comecem do zero”, afirmou a médica infectologista e coordenadora da UTI de Doenças Infecciosas do Hospital das Clínicas de São Paulo, Ho Yeh Li.

As médicas visitaram o Pronto Socorro, área Covid-19, UTI, Unidade de Terapia Intensiva Covid-19, laboratório e conversaram com colaboradores sobre os fluxos de trabalho. Após a visita, a equipe revisou os achados identificados para produção de relatório final onde serão apontadas as ações efetivas implementadas pelo estado no enfrentamento da pandemia e pontos que devem ser ajustados.

OPAS – A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) trabalha com os países das Américas para melhorar a saúde e a qualidade de vida de suas populações. Fundada em 1902, é a organização internacional de saúde pública mais antiga do mundo. Atua como escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para as Américas e é a agência especializada em saúde do sistema interamericano.

Em sua sede regional, estabelecida em Washington D.C., Estados Unidos, a OPAS/OMS lidera seus 27 escritórios em países e três centros especializados. Impulsiona decisões baseadas em evidências para melhorar a saúde das pessoas e promove saúde como a força motriz do desenvolvimento sustentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *