contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional de Ponta Porã (MS) reforça segurança dos profissionais

07/05/2020

Utilização adequada de EPIs reforça segurança aos profissionais que estão na linha de frente no combate ao Coronavírus; Unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Mato Grosso do Sul

A direção do Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), tem reforçado as medidas de proteção para preservar a segurança dos profissionais de saúde e prevenir a contaminação. O hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Mato Grosso do Sul.

“O profissional que apresentar quaisquer sintomas da Covid-19 imediatamente deve comunicar a equipe, na sequência é aberta uma ficha e ocorre a avaliação pelo médico. Dependendo da avaliação e dos sintomas de cada pessoa o colaborador pode ser encaminhado para uma quarentena de 14 dias. Também é realizado o teste de detecção da doença”, explicou o técnico de segurança do trabalho, Franco Hilário Barros Júnior.

Desde o início da pandemia até o agora, a unidade já adquiriu 50 mil máscaras cirúrgicas, quatro mil máscaras N95, três mil litros de álcool 70%, 200 litros de álcool gel, 60 mil toucas, 60 proteções para pés, 20 mil aventais de manga longa, 300 óculos de proteção, 200 protetores faciais e 1000 unidades de macacão.

O diretor-geral da unidade, Demetrius do Lago Pareja, afirma que a gestão investe na segurança dos colaboradores. “Além da aquisição de equipamentos de proteção individual, também promovemos treinamentos constantes sobre o uso consciente, paramentação adequada e descarte correto dos EPIs”, disse.

Diariamente são repassadas recomendações pelo comitê de crise. A medida tem o intuito de atualizar a equipe multidisciplinar, conduzir estratégias e protocolos para otimizar o atendimento e ajuda a conter a disseminação do vírus. O comitê é presidido pelo médico infectologista Pablo Custódio.

“Durante o atendimento a pacientes com infecção suspeita ou confirmada para novo Coronavírus, o profissional utiliza equipamentos de proteção como máscara cirúrgica, luvas, aventais descartáveis de mangas longas, gorro e óculos de proteção. O cuidado com a higienização das mãos é essencial, antes e depois do atendimento. Todo profissional de saúde que entrar em contato com outro profissional deve manter-se de máscara”, explicou Pablo Custódio.

Referência para Covid-19 – O hospital atende população de mais de 200 mil habitantes dos oito municípios da região sul do estado, conta com 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e é referência na microrregião para o tratamento dos casos de Covid-19. A unidade adequou setor próprio para pacientes com sintomas respiratórios. Dentro dessa área há equipe específica com roupas e materiais de proteção individual, sala de estabilização respiratória com monitores, respiradores e uma Unidade de Terapia Intensiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *