contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional Dr. José de Simone Netto (MS) completa dois anos sob gestão do Instituto Acqua

30/03/2021

Com transparência, investimento e inovação, unidade de saúde amplia estrutura e garante números expressivos de atendimento; mais de mil capacitações foram realizadas para os profissionais  

O Instituto Acqua completa, neste mês de março, dois anos de administração do Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Mato Grosso do Sul. O projeto começou em 29 de março de 2019 e desde então obteve avanços que beneficiaram a população da fronteira entre Brasil e Paraguai, além de mais oito municípios da microrregião.

Reformas na estrutura, ativação de novos leitos, organização de fluxos, implantação de serviços de maior complexidade, aquisição de novas tecnologias e investimento em capacitações estão entre os destaques da nova gestão, marcada pela efetividade e transparência.

Nestes dois anos, houve mais de 100 mil atendimentos de urgência e emergência, quase três mil partos e mais de 110 mil exames foram realizados. Pequenas cirurgias ambulatoriais somam quase duas mil. No ano passado, cirurgias de urgência e emergência e eletivas foram implantadas, com cerca de 2.500 atendimentos.

O diretor-geral da unidade, Demétrius do Lago Pareja, ressalta o treinamento contínuo como diferencial. “Nosso hospital é uma unidade de saúde voltada para atendimentos de urgência e emergência, casos que necessitam de atendimento especializado, eficiente e atualizado constantemente. Nestes dois anos, mais de mil treinamentos foram realizados com as diferentes equipes técnicas, capacitações que impactam diretamente no bom atendimento”.

Referência – Durante a pandemia de Covid-19, o Hospital Regional de Ponta Porã ampliou leitos e se tornou referência na região para atender casos do novo coronavírus: a estrutura conta com 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 20 leitos clínicos respiratórios. Dentro dessa área há equipe específica com roupas e materiais de proteção individual, sala de estabilização respiratória com monitores e respiradores.

A unidade também se tornou referência para o Mato Grosso do Sul na CPPRE (Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica), o procedimento ajuda a desobstruir dutos do aparelho digestivo, previne cirurgias complexas e já beneficiou pacientes com anomalias no aparelho gastrointestinal.

Neste ano, o hospital deu início ao processo de obtenção de Acreditação na Organização Nacional de Acreditação (ONA). O esforço visa posicionar a unidade de saúde como Acreditada nível 1. Para isso, deve atingir 70% ou mais dos padrões de qualidade e segurança exigidos pela ONA. O principal trabalho passa por organizar os processos de atendimento, com evidência documental, sobre a garantia do serviço prestado.

Samir Siviero, diretor-presidente do Instituto Acqua, parabeniza os profissionais envolvidos. “A experiência tem sido bastante positiva, conciliando o cuidado e dedicação diária dos colaboradores com a vocação do Acqua em desenvolver uma gestão transformadora. Cada trabalhador tem sido fundamental neste processo”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *