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Hospital Regional Dr. José de Simone Netto (MS) adota metodologia para melhoria assistencial a partir do Lean nas Emergências

09/08/2022

Ideia é discutir pendências pontuais e trabalhar soluções em conjunto; nova metodologia chamada de Huddle ajuda a solucionar problemas de forma ágil

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, de Ponta Porã (MS), administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), com objetivo de otimizar o atendimento e reforçar a segurança do paciente durante todo o período de internação, implanta a metodologia “Huddle” – prática que possibilita o gerenciamento de problemas pontuais. A ação faz parte do programa “Lean nas Emergências”, implantado no início de julho e que contribui para reduzir a superlotação nas urgências e emergências dos hospitais por meio da metodologia Lean, filosofia de gestão para melhoria de processos.

Duas vezes ao dia, o “Huddle” dura, em média, 15 minutosna primeira reunião é realizado  encontro geral sobre os problemas pontuais da unidade, no segundo o objetivo é rever as pendências da primeira conversa e comparar se houve êxitos e os problemas foram resolvidos. “É uma reunião simples e objetiva, somente para ajustar pontos pendentes e corrigir falhas, visando garantir a segurança do paciente e melhorar o atendimento emergencial”, destacou Deborah de Souza Silva, enfermeira e supervisora do NGQSP (Núcleo de Gestão e Qualidade e Segurança do Paciente).

A palavra “Huddle” em sua definição original significa “amontoado”, porém sua terminologia é utilizada dentro dos esportes coletivos como “reunião”. “Quando assistimos a uma modalidade esportiva coletiva na televisão, normalmente vemos os jogadores unidos antes de começar a partida, nesse momento são discutidos os últimos detalhes, como táticas e técnicas de modo que a partida seja positiva e que ao final a equipe possa comemorar a vitória”, explica Letícia Carneiro, diretora-geral do hospital.

Acreditação – O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, neste ano, recebeu a Acreditação Nível I pela ONA – concedida pela Organização Nacional de Acreditação. A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente. A Acreditação Nível I avalia todas as áreas da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais – para este certificado é preciso cumprir ou superar em 70% os padrões de qualidade. O hospital é o único 100% SUS do estado a conquistar o certificado.

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