contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional Dr. José de Simone Netto (MS) apresenta artigo em congresso nacional de qualidade

26/04/2022

Evento será realizado entre os dias 26, 27 e 28 de abril e contará com vários profissionais de qualidade no serviço; hospital é administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), participa a partir desta terça-feira, 26 de abril, do Congresso “Qualite-se Brasil 2022” com apresentação do Artigo: “Gestão de qualidade e produtividade”. O evento será nacional e realizado de forma online, contando com várias equipes na área de qualidade de serviço dentro do ambiente de trabalho. O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), mantém representatividade com a equipe do Núcleo de Gestão e Qualidade e Segurança do Paciente (NGQSP).

O estudo elaborado tem como análise as implantações de metodologia de qualidade dentro do setor de Pronto Socorro, visando aumentar a qualidade da assistência prestada à população, utilizando metodologias e critérios de acordo com a Organização Nacional de Acreditação (ONA). O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto foi certificado com o nível I, pela ONA, em janeiro de 2022, tornando-se uma das principais referências na saúde do Mato Grosso do Sul.

A base de estudo para a elaboração do artigo foi a “Metodologia 5S”, criada no Século XX no Japão e modelo para todo o mundo quando o assunto é organização e ordenação necessária no local de trabalho. O “5S” consiste em cinco palavras que devem ser norteadoras dentro do ambiente de trabalho para garantir maior eficiência e qualidade, são elas: Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu, Shitsuke, que representam: Utilização, Organização, Limpeza, Saúde e Disciplina, respectivamente. “Quando a metodologia do 5S está bem elaborada, automaticamente todos os setores abraçam a causa e o serviço flui com maior qualidade, sendo prestado da melhor maneira possível para aquele paciente que precisa utilizar os serviços do Hospital”, declarou Deborah Silva Souza, coordenadora da equipe NGQSP.

Autoria – Essa será a primeira vez que a equipe apresentará um artigo à nível nacional, o que demonstra a evolução do serviço prestado no Hospital Regional Dr. José de Simone Netto. O artigo “Gestão da Qualidade e Produtividade – uma análise comparativa da Gestão da Qualidade Total e do modelo 5s no Hospital Regional Dr. José de Simone Netto” é apresentado por Brandon Lima Chagas, Assistente Administrativo do NGQSP; Deborah Silva Souza, Coordenadora do NGQSP; Larissa Viana Antues, Supervisora do NGQSP; Juliana Aparecida Santos, Enfermeira da Segurança do Paciente (NGQSP); e Priscila Fernandes de Oliveira, Consultora Técnica (NGQSP).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *