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Hospital Regional Dr. José de Simone Netto (MS) apresenta indicadores do “Lean nas emergências”

03/11/2022

Ação foi realizada em 1° de novembro; avanços como redução do tempo de espera por atendimento no Pronto Socorro foram revelados à equipe do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, de Ponta Porã (MS), administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), apresentou na última terça-feira, 1º de novembro, os indicadores coletados durante o projeto “Lean nas Emergências”. O evento, realizado no Centro Internacional de Convenções Miguel Gomez, no município, contou com a presença de colaboradores, autoridades municipais e equipe técnica da iniciativa.

O Lean nas Emergências é um projeto do Ministério da Saúde, desenvolvido por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) e executado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo. Em Ponta Porã, a iniciativa foi comandada pelo pediatra e consultor do “Lean”, Marcelo Pedreira, e pelo especialista de processos, engenheiro Lucas Cézar Sotana. “Quando chegamos na unidade existiam pontos positivos em relação ao atendimento emergencial, desta forma foi bem mais fácil para iniciarmos o projeto. Algumas metodologias, como o 5S, já estavam sendo implantadas antes mesmo de começarmos o projeto de fato, e isso foi de extrema importância para realizarmos todos os protocolos de maneira correta”, ressaltou Pedreira.

Dados coletados pelo Núcleo de Gestão e Qualidade e Segurança do Paciente (NGQSP) mostram que o tempo de espera de atendimento de um paciente diminuiu significativamente. “Antes o tempo de espera era de aproximadamente três horas, podendo até mesmo aumentar ou diminuir dependendo da demanda hospitalar. Hoje o paciente que chega ao Pronto Socorro leva em média duas horas e trinta e oito minutos”, destacou Deborah de Souza Silva, enfermeira responsável pelo NGQSP.

Para tal conquista foram apresentadas metodologias de planejamento e otimização de tempo. A exemplo: Kanban (ferramenta de gestão de tempo), Huddle (reunião rápida para correção de falhas internas e interação), além de ferramentas padrões que são utilizadas pela equipe do Hospital Regional, como uso do colete “Posso ajudar”, guichês de atendimento informatizado e atendimento prioritário.

Ao final das apresentações, a diretora-geral da unidade, Letícia Carneiro, parabenizou os colaboradores. “Sabemos da dificuldade que é trabalhar com vidas. Hoje o Hospital Regional Dr. José de Simone Netto mostra a qualidade prestada dentro do atendimento emergencial. Parabéns a todos os colaboradores que não medem esforços para realizar um bom atendimento”, reforçou.

Acreditação – O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, neste ano, recebeu a Acreditação Nível I pela ONA – concedida pela Organização Nacional de Acreditação. A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente. A Acreditação Nível I avalia todas as áreas da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais – para este certificado é preciso cumprir ou superar em 70% os padrões de qualidade. O hospital é o único 100% SUS do estado a conquistar o certificado.

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