Hospital Regional Dr. José de Simone Netto (MS) conscientiza sobre hepatites virais
24/07/2023
Mês é alusivo à prevenção e controle de hepatites virais. Ação contou com apoio da Secretária de Saúde de Ponta Porã
O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, de Ponta Porã (MS), administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu ações da campanha Julho Amarelo, mês alusivo à prevenção e controle de hepatites virais. As iniciativas foram realizadas entre 20 e 21 de julho e contaram com apoio das equipes multidisciplinares do hospital e do Serviço Ambulatorial Especializado (SAE) da Secretaria Municipal de Saúde de Ponta Porã. Foram coletados 456 testes (HIV, Sífilis, Hepatites B e C) durante dois dias de campanha.
“Atendemos todos os pacientes da melhor maneira possível, e como sabemos a importância do Julho Amarelo, nada mais justo do que conscientizar todo o hospital para os cuidados necessários para evitar a transmissão das hepatites”, destacou Letícia Carneiro, diretora geral.
As ações tiveram início com coleta de exames e vacinação em massa para prevenção de hepatites. Na sequência, o Núcleo de Educação Permanente (NEP) realizou entrega de preservativos masculinos e femininos dentro, uma vez que um dos meios de transmissão da hepatite é a relação sexual sem o devido cuidado.
Palestra intermediada por Plínio de Oliveira, enfermeiro, reforçou a importância da realização de exames periódicos para a prevenção da hepatite, bem como as diversas formas que a doença pode ser transmitida. “Foi uma experiência proveitosa, onde nossos colaboradores aderiram a vacinação e a coleta de exames, desta forma conseguimos fazer uma análise mais detalhada e posteriormente tomar alguns cuidados”, destacou a enfermeira Naiana Fração, responsável pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVE) do Hospital Regional Dr. José de Simone Netto.
Acreditação – O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), recebeu em 2022 a Acreditação Nível I pela ONA – concedida pela Organização Nacional de Acreditação. A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente. A Acreditação Nível I avalia todas as áreas da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais – para este certificado é preciso cumprir ou superar em 70% os padrões de qualidade.