contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional Dr. José de Simone Netto (MS) desenvolve atividades para Agosto Dourado

06/08/2021

Hospital é administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES); programação que incentiva o aleitamento materno segue com palestras toda quarta-feira do mês 

Para celebrar o Agosto Dourado, mês que marca a campanha nacional sobre Aleitamento Materno, o Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), realizou na última quarta-feira (04/08) ciclo de palestras. Durante o mês ocorrerão outras conversas, sempre às quartas-feiras, com abordagens sobre amamentação. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Demétrius do Lago Pareja, diretor-geral do hospital, fez um agradecimento especial às equipes de Saúde referindo-se a dedicação e zelo com que todos desempenham os trabalhos. “Todos nós sabemos da importância da amamentação tanto para as mães quanto para os recém-nascidos. Façamos deste ato parte da cultura da população”, ponderou. A diretora-administrativa do hospital, Letícia Carneiro, falou aos presentes sobre a importância da realização destes eventos e destacou a iniciativa de trazer assuntos educativos para que todos possam ter acesso à informação.

Edna Cândido, responsável pela Gerência de Enfermagem, tratou sobre a dedicação e amor com que os enfermeiros atuam. “Aprendemos a amar a Maternidade e trabalhamos com amor, buscando o bem-estar das mães e dos recém-nascidos”, comentou.

A primeira palestra foi praticada pela enfermeira Marília Leite, coordenadora do setor Materno Infantil, que ao lado da médica Patrícia Caetano, da Coordenação Médica Pediátrica, realizou agradecimento especial à equipe da Maternidade. Foram abordados temas como manejo, cuidado e procedimentos com o recém-nascido principalmente na Hora Ouro – a primeira hora de vida é chamada “hora de ouro”, pois a mãe e o bebê costumam ficar acordados, alertas, sendo uma excelente oportunidade para interagirem.

Em seguida, foi a vez da pediatra Larissa Gonçalves, que apresentou palestra com o tema “Amamentação nos Tempos de Hoje”. Aqui a abordagem foi sobre aleitamento e a importância de se incentivar a amamentação. Apenas 10% das mulheres brasileiras amamentam até os 6 meses. A falta de informação a respeito do assunto é apontada como o maior problema, que resulta em taxas baixas de amamentação.

Para encerrar, a pediatra Romina Brignardello abordou “Os benefícios do aleitamento materno para o binômio”. O tema tratou sobre benefício do estímulo, principalmente o contato pele a pele da mãe com o recém-nascido.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *