contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional Dr. José de Simone Netto (MS) elege nova diretoria da CIPA

12/12/2022

Mandato terá duração de um ano e mantém composição entre profissionais eleitos e indicados

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, de Ponta Porã (MS), administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), elegeu na última semana a nova diretoria da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), que ficará à frente do corpo técnico pelo mandato de um ano, obtendo estabilidade durante dois anos. A nova diretoria é composta por cinco colaboradores escolhidos pela direção-geral do hospital e por mais cinco colaboradores eleitos por meio de voto direto de todos os profissionais, os demais candidatos que não foram eleitos seguem como suplentes e podem entrar de maneira efetiva na diretoria caso ocorra alguma desistência ou desligamento de titulares. A eleição da CIPA foi realizada pelo Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).

A diretora-geral do Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, Letícia Carneiro, parabenizou os novos eleitos para o mandato 2023 e destacou a importância da CIPA. “Desejo a todos os colaboradores eleitos sorte nessa nova etapa, sabemos que a CIPA é responsável justamente com o SESMT pelo bom andamento do trabalho, não somente atuando na prevenção de acidentes, como também de modo que o colaborador esteja em totais condições de fazer o seu serviço render, seja por meio de políticas de boa conduta ou trabalhando de maneira que o profissional tenha todo o respaldo (médico, psicológico e humanitário) para realizar o trabalho com excelência”, destacou.

Mauro Miguelito, presidente eleito para a comissão, destacou a importância da CIPA e do trabalho realizado. “Serão realizadas reuniões mensais com todos os membros da diretoria, bem como a realização de controles e orientações para todos os colaboradores visando melhorias para o ambiente de trabalho”.

A CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, e auxilia o SESMT. A diferença principal entre esses dois órgãos internos consiste no fato de que o SESMT é composto exclusivamente por profissionais especialistas em segurança e saúde no trabalho, enquanto a CIPA é um comitê constituído por empregados, não necessariamente especialistas, que oferta suporte à prevenção de acidentes. O incremento das ações preventivas por parte da CIPA consiste, fundamentalmente, em observar e expor as condições de riscos nos ambientes de trabalho, solicitar medidas para diminuir e extinguir os riscos existentes ou até mesmo neutralizá-los e debater os acidentes ocorridos, solicitando medidas que previnam acidentes parecidos.

Confira a nova composição da diretoria CIPA 2023

Mauro Miguelito Leal Vicente Ferreira – Presidente (Administrativo)

Joanna Karolinne Duffeck – Vice-presidente (Supervisora de Contratos)

Amanda Dorneles da Silva – (Administrativo)

Cintia Aparecida Lopes dos Santos – (Enfermeira)

Paulo Fernandes Matoso – (Administrativo)

André Benites Rocha – (Administrativo)

Rayan da Silva Ribeiro (Enfermeiro)

Shaelton Oliveira Santos (Técnico de Enfermagem)

Alan Valensuela Cervim (Assistente de Farmácia)

Carla Daniela Lesma (Técnica de Enfermagem)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *