contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional Dr. José de Simone Netto (MS) entrega certificados para o “Time de Pele”

11/08/2023

Equipe aprendeu sobre os cuidados na hora de realizar curativos e coberturas, além de fatores que auxiliam na cicatrização

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, de Ponta Porã (MS), administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou na última semana a formação de novos membros para o “Time de Pele”. A entrega de certificados ocorreu após dois meses de cursos ministrados por Erek Fonseca da Silva, enfermeiro e responsável pela Comissão de Cuidados relativos à pele e feridas. O Time de Pele foi implantado no início de maio, quando foram abertas inscrições para àqueles profissionais que desejam obter novos conhecimentos sobre cuidados com a pele, curativos e tratamento de feridas.

“Buscamos conscientizar os alunos do Time de Pele sobre a existência de um protocolo que deve ser seguido, de modo que se possa evitar lesões e riscos de exposição para o paciente”, destacou Erek Silva.

Aulas teóricas iniciaram em (17/06) e, após a data, foram realizados encontros presenciais para conciliar conhecimentos teóricos e práticos. “Foi muito proveitoso. Aprendi não só como realizar curativos da maneira correta, mas também detalhes que podem auxiliar na evolução de um paciente que está internado na unidade, seja por meio da alimentação, da saúde mental ou até mesmo da saúde da pele. É importante que o profissional esteja ciente de todo o desdobramento do cuidado ao paciente com curativo”, destacou Anderson Gaioto Martinez, técnico de enfermagem formado pelo curso.

O Time de Pele trabalha com a meta 6 da Segurança do Paciente – cuja finalidade é reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Acreditação – O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), recebeu em 2022 a Acreditação Nível I pela ONA – concedida pela Organização Nacional de Acreditação. A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente. A Acreditação Nível I avalia todas as áreas da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais – para este certificado é preciso cumprir ou superar em 70% os padrões de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *