contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional Dr. José de Simone Netto (MS) inicia segunda fase do projeto Lean nas Emergências 

07/08/2023

Iniciativa atende alas de internação da unidade e teve início na última semana; em 2022, hospital aplicou o Lean nas Emergência no setor de Pronto Socorro

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, de Ponta Porã (MS), administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), deu início à segunda fase do projeto “Lean nas Emergências”, proposta criada pelo Ministério da Saúde e realizada por meio do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), que tem objetivo de diminuir a superlotação nas áreas emergenciais dos hospitais. Em 2022, o projeto atendeu o Pronto Socorro da unidade. Neste ano, será focado nas alas de internação hospitalar (clínicas e UTI’S).

“No ano passado conseguimos aplicar a metodologia do Lean dentro do nosso Pronto Socorro e obtivemos uma redução significativa no tempo de atendimento ao paciente, sem deixar cair a qualidade do atendimento”, destacou a diretora-geral da unidade, Letícia Carneiro.

Para a consultoria técnica do projeto, o principal objetivo da fase 2 é aumentar o giro de leitos e com isso tornar o tempo de internação do paciente menor. “Quando ocorre o giro de leito, quem ganha é o paciente que está na fila de espera por uma vaga”, destacou Gutemberg Lavoisier da Cruz, um dos médicos responsáveis pela etapa de implantação, ao lado do especialista de processos, Wendell Ribeiro do Prado.

A segunda fase do Lean, que teve início neste mês, abrange alas de internação da unidade (Clínicas e UTI’s). O objetivo é semelhante ao da fase 1, diminuir o tempo de internação oferecendo ao paciente o melhor atendimento, justamente com a finalidade de elevar a qualidade da saúde. Para Marllon Nunes, diretor administrativo do hospital, a primeira capacitação foi essencial para avaliar novos processos. “É um projeto de grande valia para nossa instituição, deslocamos duas equipes da unidade para um treinamento em São Paulo e agora daremos início ao projeto nesta etapa, buscando capacitar os colaboradores”, reforçou.

A partir de agora, quinzenalmente o Hospital Dr. José de Simone Netto receberá equipe para monitoramento presencial e análise de indicadores coletados. Após quatro meses, o acompanhamento será mantido e realizado de maneira online.

Acreditação – O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), recebeu em 2022 a Acreditação Nível I pela ONA – concedida pela Organização Nacional de Acreditação. A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente. A Acreditação Nível I avalia todas as áreas da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais – para este certificado é preciso cumprir ou superar em 70% os padrões de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *