contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional Dr. José de Simone Netto (MS) inicia série de ações para conscientizar equipes sobre Segurança do Paciente

13/09/2021

Hospital, gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), reúne neste mês ciclo de palestras com foco nas seis metas de segurança do paciente

Na última semana, o Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), iniciou atividades que marcam o Setembro Laranja dedicado a abordar sobre Segurança do Paciente. A unidade hospitalar é administrada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Palestras ocorrem durante todo o mês.

Juliana Alves, enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente, fez abertura da palestra. “Nosso objetivo é que as nossas equipes estejam atentas às metas de segurança do paciente, já que estamos na ponta e sabemos das dificuldades enfrentadas. Conscientizar e praticar as metas de segurança fazem parte do nosso dia a dia”, disse.

Débora de Souza Silva, enfermeira e Coordenadora do Núcleo da Qualidade, falou sobre a importância das capacitações que as equipes recebem: “É importante compreender as seis metas de segurança do paciente. Só desta forma conseguiremos atingir a excelência no atendimento. Estamos passando por um momento importante que é o Processo de Acreditação do Hospital Regional Dr. José de Simone Netto e a segurança dos pacientes e das equipes são essenciais”, destacou.

Maria Gabriela Chiappetta, enfermeira, abordou as seis metas de segurança como tema de sua palestra. Para conhecimento, as metas de segurança são: identificação correta do paciente; comunicação efetiva entre os profissionais de saúde; segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; procedimentos cirúrgicos seguros; prevenção de infecções por meio da higienização das mãos e prevenção de quedas e úlceras por pressão.

Paciente Seguro – O Hospital Regional de Ponta Porã é um dos hospitais do País que integram o projeto Paciente Seguro. A iniciativa tem parceria com o Ministério da Saúde por meio do PROADI-SUS. Uma das medidas do programa é promover ações para a implantação de práticas seguras por meio das metas de segurança do paciente.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *