contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional Dr. José de Simone Netto (MS) realiza capacitação para Maternidade

20/01/2023

Objetivo foi capacitar colaboradores sobre tratamento de possíveis hemorragias no pós-parto

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou na última quinta-feira (19/01) capacitação em profilaxia para tratamento de hemorragia pós-parto. A atividade foi realizada em parceria com o Núcleo de Educação Permanente (NEP) e contou com apoio da maternidade.

Murilo Fagliari, farmacêutico, promoveu a capacitação e explicou que durante a gestação são observadas principalmente as alterações fisiológicas dentro do organismo das mulheres, entre os quais destacou o aumento de 40% no volume plasmático e 25% no número de glóbulos vermelhos. Além disso, o profissional reforçou a importância de tratar síndromes hipertensivas durante a gestação. “Hoje no Brasil a maior causa de mortalidade materna é justamente as síndromes hipertensivas, o tradicional aumento da pressão arterial. Levando esses números para o aspecto global é importante ressaltar que a nível mundial, hipertensão na gestação é a terceira maior causa de mortalidade”, destacou Fagliari.

“A pressão alta durante a gravidez diminui o fluxo de sangue para o bebê, podendo ocasionar retardo do nascimento, em alguns casos o bebê pode nascer prematuro”, concluiu o enfermeiro responsável pela maternidade, Gerson Souza.

O NEP do Hospital Regional Dr. José de Simone Netto tem como finalidade realizar programações constantes para todas as equipes, garantindo desta forma constantes atualizações.

Acreditação – O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), recebeu no ano de 2022, a Acreditação Nível I pela ONA – concedida pela Organização Nacional de Acreditação. A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente. A Acreditação Nível I avalia todas as áreas da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais – para este certificado é preciso cumprir ou superar em 70% os padrões de qualidade. O hospital é o único 100% SUS do estado a conquistar o certificado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *