contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional Dr. José de Simone Netto (MS) realiza conscientização sobre doação de sangue

28/06/2022

Ação faz parte do calendário de retorno de cirurgias eletivas que estavam paradas por conta da pandemia de Covid-19; hospital é administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, de Ponta Porã (MS), administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou na última semana capacitação com a finalidade de conscientizar os colaboradores sobre a importância da doação de sangue. A ação, fortalecida pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP), faz parte do calendário de retorno das cirurgias eletivas, que haviam sido interrompidas desde março de 2020, por conta da pandemia de Covid-19.

Durante a palestra, Estelita Ajala, Técnica de Hemoterapia, destacou pontos importantes necessários para que a doação de sangue seja feita de maneira correta e efetiva. “Uma doação feita de maneira correta e voluntária é algo indispensável para salvar vidas, por isso é necessário que o doador tenha total consciência de que a sua doação de sangue pode impactar vidas de uma maneira necessária e correta”, destacou a profissional, ressaltando ainda que uma doação quando realizada de maneira eficaz pode salvar até quatro pessoas com a mesma bolsa de sangue.

Em Ponta Porã, as doações de sangue são realizadas pelo HEMOSUL, localizado à Rua Sete de Setembro, 1896, bairro Santa Izabel, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Os requisitos para doar sangue é estar com bom estado de saúde e seguir os seguintes passos: Estar alimentado; evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue; caso seja após o almoço, aguardar 2 horas; ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas; pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos; a frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulher; o intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres. Gripe, resfriado e febre: aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *